O tratamento térmico é a forma mais comum de aumento de pedras preciosas. As técnicas podem variar , de colocar as pedras no fogo e " cozinhar " deles , a utilização de gás ou fornos eléctricos a certas pressões para receber o efeito desejado . Aquecimento é uma técnica permanente , usada para melhorar , intensificar ou uma mudança de cor de uma pedra preciosa . Exemplos de pedras preciosas tratados termicamente incluem cornalina , água-marinha , safira, citrino , rubi, ametista e turmalina .
Irradiação
A irradiação de gemas para mudar ou aumentar a sua cor pode ocorrem naturalmente no interior da terra , mas pode demorar milhões de anos. Irradiação artificial leva apenas algumas horas. Irradiação usa raios gama, nêutrons ou elétrons de alta energia para mudar a cor de uma pedra preciosa . Este processo é frequentemente seguida por um tratamento térmico . Topaz , que em sua forma natural , é um azul muito pálido para limpar cor, é irradiado para trazer seus tons mais escuros de azul e até verde. Outros exemplos incluem a turmalina , rubi, crisoberilo , olho de gato, kunzite e pérolas cultivadas mesmo .
Oiling
As esmeraldas são comumente " oleada ", pelo qual o óleo , resina ou cera é utilizado para preencher as fissuras na superfície da pedra preciosa , tornando , assim, a cor da pedra mais uniforme . Outras pedras preciosas que podem ser lubrificadas são opalas (embora raramente ) e peridoto .
Tingimento
A intensificação presente cor de uma pedra preciosa ou melhorar sua uniformidade às vezes é provocada por tingimento, onde a cor é adicionada à pedra preciosa . Ônix preto é sempre tingido para manter sua rica , cor preta. Outras pedras preciosas que podem ser tingidos serem quartzo rosa , âmbar, cornalina , ágata , lápis-lazúli , jade, turquesa e serpentina .
Chemical Difusão
O uso de altas temperaturas temperaturas com aditivos químicos para a superfície de uma pedra é a difusão de produtos químicos. O processo conduz a uma cor mais intensa ou uma cor completa mudar completamente. Porque difusão química muitas vezes resulta em alterar artificialmente a cor de uma pedra preciosa, que deve ser divulgado em documentos e publicidade da gema em que ela é usada. Rubis , safiras e topázios verde às vezes são quimicamente difusa.