Um diamante com uma estrutura molecular perfeito de carbono ( rede cristalina ) é clara na cor. Um diamante rosa resulta de imperfeições formando dentro da rede cristalina . Isso é diferente de outras pedras preciosas como o diamante amarelo , que obtém sua cor a partir de átomos de nitrogênio que substitui uma certa quantidade de átomos de carbono na rede cristalina .
Classificação
Não três classificações de cor para um diamante rosa : rosa magenta, rosa avermelhado e rosa acastanhada. Cada uma dessas classificações de cor tem sub- níveis de intensidade numerados 1-8 , com um sendo o mais intenso .
Considerações
Devido à raridade diamantes rosa natural, eles são considerados mais valiosos do que os diamantes incolores. Quanto mais profunda a cor de rosa do diamante , maior o seu valor se torna .
Equívocos
Os diamantes rosa também são produzidos sinteticamente. Estes diamantes sintéticos têm as mesmas características das estruturas naturais . Para distingui-los dos diamantes naturais são gravadas a laser com o nome da empresa e número de série.
Fontes
A principal fonte de diamantes rosa está na Austrália , a partir do Argyle Minas. Esta fonte gera cerca de 90 por cento de todos os diamantes rosa . Outra fonte é a mina de Williamson , na Tanzânia , que foi a fonte original de diamantes rosa .