O núcleo , no centro do átomo , contém prótons e nêutrons. Estes são conhecidos coletivamente como núcleons . Praticamente toda a massa do átomo está concentrada no núcleo.
Número atômico
O número atômico do urânio é 92 O número atômico é o número de prótons em o núcleo do átomo .
Atómica Peso
o número de protões de um núcleo é igual ao número atómico e é sempre o mesmo que o número de elétrons em órbita ao redor desse núcleo . Os elétrons possuem peso insignificante, mas o peso atômico inclui -los e ambos os prótons e os nêutrons , também , que ajudam a manter o núcleo coeso . Um nêutron é ligeiramente mais maciço do que um próton e não tem carga elétrica . O peso atômico do urânio é 238,02891 .
Isótopos
Isótopos são átomos que possuem o mesmo número atômico , mas massa diferente, ou peso atômico, números. Eles têm o mesmo número de protões , mas diferentes números de neutrões . Ocorrência natural de urânio consiste de três isótopos : urânio 234, 235 e 238. Todos os três isótopos são radioativos , mas apenas um deles , o urânio 235, é físsil e pode ser usado na geração de energia nuclear
camadas eletrônicas
a órbita elétrons a distâncias consideráveis do núcleo. Eles estão dispostos numa série de diferentes níveis de energia , cada um dos quais é capaz de conter apenas um determinado número de electrões . O urânio tem sete níveis de energia para conter seus 92 elétrons. O primeiro nível é o mais próximo do núcleo e prende dois elétrons . O segundo nível de energia detém oito elétrons , eo terceiro tem dezoito elétrons. Além disso :
Quarto nível de energia : 32
nível de energia Quinta : 21
sexto nível de energia : 9
sétimo nível de energia : 2
elétrons irão sempre gravitar para o menor possível nível de energia ( mais próximo do núcleo) se houver espaço disponível no shell para fazer isso.