A cor é a qualidade mais apreciada de turquesa . O mais desejável é a máscara azul céu , o qual resulta da presença de cobre na composição do mineral . Esta tonalidade é principalmente extraído das minas iranianas. A sombra turquesa verde é um produto de ferro e cromo, e é considerado menos precioso. As variações de cores são tão comuns que nem todas as pedras de uma mina terá a mesma tonalidade .
Cor Uniformidade
ocre ou veias marrom /preto são comuns em turquesa, os resultados da coloração de óxido ou fragmentos de rocha . As veias formam padrões chamados de "matriz de turquesa ". As pedras com mais uniformidade da cor são considerados mais valiosos , seguido pela matriz padrão teia de aranha que parece clara e regular.
Produção e Tratamento
Gems encontrado no mercado variar de naturais , estabilizado e tratado para turquesa reconstituída e sintético . Para melhorar a durabilidade e cor , a pedra natural é geralmente impregnado com cera ou resinas sintéticas e o resultado é chamado estabilizado turquesa . Algumas pérolas pode ser tratada com tinta para melhorar a coloração. Há turquesa reconstituída a partir do mineral pulverizado , corante e resinas . Pedras sintéticas também são comercializados . Gemas artificial pode ser vendido sob nomes como turquesa vienense , Hamburger turquesa, ou Neolith .
Cortar e moldar
Devido à sua fragilidade , turquesa , geralmente não é facetada, mas polido em cabochão (forma convexa ) ou miçangas.
fontes
Uma das mais importantes fontes de turquesa é o Oriente Médio . Extração do mineral representado principal indústria do Irã antes da Primeira Guerra Mundial A jóia também é encontrada em minas dos EUA, e outros depósitos foram explorados na Armênia , Cazaquistão, China, Austrália , Tibet , Chile, México e Brasil. A turquesa iraniana é mais valioso por causa de sua cor azul vívida , e as extrações dos EUA deu as pedras que são de cor mais clara , mais poroso e, geralmente, com a matriz .
História
As mais antigas contas de turquesa foram encontrados na Mesopotâmia (Iraque) , que data de cerca de 5000 aC As primeiras imitações de turquesa (em forma de azul e verde vidrada de pedra-sabão ) foram descobertos no Egito, e datam de 3100 aC
A jóia tomou o nome atual no século XIII, a partir da denominação francesa " pierre turquesa ", que significa" pedra turca ". Antes disso, ele era conhecido como " Callais ", do grego " kalos lithos ", que significa " pedra bonita ".