clareza refere-se ao número e grau de falhas encontradas no diamante . A classificação de clareza diamantes varia de impecável para imperfeito. Um diamante sem falhas é o mais valioso nesta categoria e da clareza do diamante devem sempre ser anotado no certificado .
Cor
Em geral, incolores , diamantes claros são os mais valiosos nesta categoria. No entanto, um diamante com mais cor nem sempre é menos valioso. Há diamantes cor-de- rosa- e azuis raros que são realmente mais valioso do que incolor. A maioria dos diamantes no entanto variar de cor clara para amarelo, marrom e cinza. Há um sistema de carta de classificação da cor de diamantes que será anotado no certificado . O sistema de carta varia de D a Z. Diamonds com carta graus D, E e F são os seus diamantes transparentes e incolores , enquanto aqueles classificados entre G e J são apenas ligeiramente colorido. Quanto maior a letra vai, mais cor será encontrada em um diamante.
Carat Peso
Em geral , os diamantes que pesam mais valem mais . O peso do diamante é medido em quilates . A maioria dos diamantes são tão pequeno e raro que eles são pesados por balanças digitais muito precisas que pesá-los com precisão até ao miligrama . Um quilate é igual a 1/5 de um grama ou 200 miligramas.
Cut
Corte refere-se a como o diamante tem a forma ea qualidade do trabalho de corte . O objetivo do corte de um diamante é para dar brilho, brilho , simetria e forma. Todas estas características contribuem para o valor de um corte . A corte também pode ser mais valorizado se for considerado em grande estilo. É claro que este valor arbitrário vai mudar com os estilos de mudança que vêm e vão . É altamente recomendável comprar um diamante em um corte clássico , como redondo e quadrado para garantir que ele irá reter o valor mais alto . Quando você olha para um diamante para avaliar a sua corte, procurar áreas escuras do diamante. Estes são lugares onde o diamante foi mal cortado e pode reduzir o valor do diamante.