Antes de ser tratado , o alumínio é limpo em uma mistura de detergente aquecida. Isso remove óleos e outros contaminantes como poeira, sujeira e lubrificantes. Após a limpeza, e também depois de cada passo sucessivo , no processo, o metal é lavado repetidamente , muitas vezes com água desionizada . Esta lavagem pára a progressão da reacção anterior e remove quaisquer contaminantes restantes da mesma.
Etching , desoxidante & Desmutting
O alumínio é então gravado com soda cáustica ( de sódio hidróxido , NaOH ) ou outra base forte . Este dissolve-se a superfície do metal para produzir um acabamento uniforme e fosco . Na sequência de um ciclo de lavagem , o metal é tratado numa solução ácida para remover fuligem . Smut é um termo usado para a combinação de outros metais , ligas metálicas ou óxidos metálicos que aderem à superfície.
Anodizing
Depois de mais uma lavagem , o alumínio é imerso numa solução ácida . Um terminal eléctrico negativo ( cátodo ) está colocado na solução , e o alumínio é ligado a um terminal eléctrico positivo ( ânodo ) . A corrente elétrica que flui através do eletrólito produz íons de oxigênio negativo , que fluem para o alumínio carregado positivamente e produzir o filme de óxido .
Os ácidos mais comuns utilizados no eletrólito são sulfúrico e crômico . Ácido crómico é menos corrosivas que sulfúrico e é , portanto, mais fácil de enxaguar peças complexas . Ele também tem um impacto menos negativo sobre o alumínio . Um eletrólito ácido sulfúrico produz um revestimento mais grosso, mais durável que também produz cores profundas, ricas de morrer . Um eletrólito sulfúrico com uma temperatura mais baixa , chamada revestimento duro anodização, irá produzir um revestimento mais durável.
Coloring
alumínio anodizado é facilmente colorido.
Após a lavagem ciclo , a cor é aplicada ao metal , ou por absorção ou morrer por coloração electrolítica ; o filme produzido é ideal para qualquer um dos processos . Coloração electrolítica é obtida por electrólise de um outro metal , como cobalto ou de níquel com o alumínio . O óxido de alumínio possui depressões ou poros , e o segundo metal é depositado em esses poros , produzindo a cor . Os poros no óxido também são ideais para a deposição de corantes através de absorção de morrer.
Sealing
A natureza porosa do óxido de alumínio , que é tão benéfico para a coloração também torna suscetível a manchas e corrosão. O passo final no processo de anodização é de vedação , em que os poros no óxido são selados por meio de tratamento em banhos químicos ou tapado pela precipitação de sais de metal .