A datação por radiocarbono foi desenvolvido por Willard Libby e seus colegas da Universidade de Chicago em 1949, Libby foi capaz de provar a veracidade de datação por radiocarbono estimando corretamente a idade de madeira de uma barca egípcia para os quais a idade era conhecido a partir de registros históricos. Em 1960 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química por seu trabalho . Há agora mais de 130 laboratórios de datação por radiocarbono em todo o mundo .
Como Funciona
O carbono é o principal componente de todas as plantas e animais. As plantas absorvem carbono através da fotossíntese , e os animais absorvem o carbono , quer através de comer as próprias plantas ou outros animais. Uma pequena parte do carbono é radiocarbono ( carbono - 14 ou C14 ) . Este composto radioativo é instável e, eventualmente, degrada completamente . Através de seu trabalho como cientista atômico durante a década de 1940 , Libby determinou que a " meia-vida " do C14 era 5.568 anos ( metade da quantidade de tempo que leva para se decompor ) . Ao medir esta taxa de decaimento , os cientistas são capazes de determinar a idade de uma amostra biológica.
Coisas que podem ser datadas
O carbono é o quarto elemento -mais - comum no universo , atrás do hidrogênio, hélio e oxigênio , por isso há muitas coisas que podem ser datados usando datação por radiocarbono . Materiais como osso, madeira , conchas , sementes, carvão , solo, sedimentos , cerâmica , cabelo, resinas , papel e tecido pode ser datado . Por causa de melhorias para a tecnologia na década de 1970 , muito pequenas quantidades de um item agora pode ser datado , até aproximadamente o tamanho de um grão de arroz .
Controvérsia
com a esperança de provar que o Sudário de Turim ( um artefato religioso sagrado que os crentes dizem que é o pano de enterro de Jesus ) era autêntico , o Arcebispo de Turim concordou em ter uma amostra do tecido submetido a datação por radiocarbono na década de 1980 . Três laboratórios separados , em os EUA, Inglaterra e Suíça , surgiu com datas muito semelhantes - 1260 to1390 AD - e concluiu que o pano era uma farsa medieval. Desde então, muitas pessoas - especialmente os cristãos - têm questionado a confiabilidade da datação por radiocarbono . Para aumentar a controvérsia , um dos cientistas que examinaram o pano , disse Ray Rogers - pouco antes de sua morte, em 2006 - que acreditava que as amostras podem ter sido inadvertidamente tirado de um pedaço de pano que tinha sido reparado no dia 16 século.
Confiabilidade
Vários métodos são usados para testar a precisão da datação por radiocarbono . Uma forma, como Libby fez, é testá-lo em itens já no registro histórico . Outras formas estão usando sobre a lenha coletadas de árvores onde os anéis podem ser contados , ou comparando-o com outras tecnologias de namoro como o urânio /tório namoro , termoluminescência e hidratação de obsidiana . Calibrar as inconsistências nas taxas de decaimento , a datação por radiocarbono é preciso até mais ou menos 163 anos ao longo de um período de 26.000 anos .