Veja a pedra com a olho nu para cortes, amassados, riscos e ranhuras na superfície da pedra e ao longo das bordas das facetas. Ruby tem uma avaliação da dureza Gemológico da 9 , tornando-se uma das pedras mais duros da natureza ao lado do diamante. Pedras sintéticas , independentemente de como eles são feitos, não pode coincidir com a dureza de uma pedra natural rubi. Nicks ou outras marcas identificar um rubi sintético .
2
Segure o rubi na frente de uma fonte de luz branca não- fluorescente e olhar para a pedra através de uma lupa para detectar bolhas de ar. A ampliação da lupa revela quaisquer bolsões de ar ou bolhas na pedra , que indicam uma pedra sintética.
3
Examine a pedra através da lupa para estrias uniforme, ou linhas paralelas finas , em ou na pedra . Tais marcas não ocorrem na natureza e indicar uma pedra sintética .
4
Toque na lente de uma dichroscope à pedra . Fazer isto enquanto que a pedra é na frente da fonte de luz branca . Olhe através da ocular na pedra enquanto gira lentamente o dicroscope com os dedos , como com um caleidoscópio .
5
Observe as cores apresentadas nas duas praças de cor dentro do dicroscope . Rubies são dicróicas ( "di" significa " dois" e " chroic ", que significa "cor" ), porque rubi naturais causas de cristal luz que passa através dele para dobrar em duas direções diferentes . O dichroscope separa as freqüências de luz dentro da pedra em duas cores perceptíveis e mostra-lhes como dois side-by -side quadrados de cor . Ao olhar para um rubi natural com uma dicroscope , os quadrados de cores sempre deve ser azul-vermelho e vermelho-alaranjado , independentemente de onde o dicroscope está em sua rotação. Qualquer combinação de outra cor indica uma pedra que não seja rubi, e vidro não pode produzir freqüências de cores dicróicas . Assim, rubis criadas em laboratório não apresentam a todos através de um dicroscope .