O carbono é o elemento que os diamantes são realmente feitos. Diamantes puros são carbono puro , apesar de diamantes sempre conter algumas impurezas . De carbono , que é o mesmo material como o presente na grafite do lápis de grafite e , é capaz de formar ligações químicas fortes com vários outros elementos . A formação de diamantes de carbono bruto requer uma grande quantidade de calor e pressão. Tais ambientes ocorrem naturalmente nas profundezas da terra , em grossas camadas de crosta conhecidos como crátons . Além disso, muito pequenos diamantes foram encontrados em locais de impacto de meteoros, onde as condições ideais de pressão impacto intenso e causa calor para um período muito curto de tempo.
Nitrogênio
o azoto está presente em diamantes em quantidades vestigiais , como uma impureza . Os átomos de azoto são susceptíveis de substituir os átomos de carbono na estrutura de cristal que dá diamantes sua estrutura . A presença de nitrogênio faz com que os diamantes para absorver a luz azul , fazendo com que as pedras aparecem amarelo. O teor de nitrogênio é menor em diamantes que se formaram sob maior pressão e por maiores períodos de tempo.
Boron
Também presente em quantidades vestigiais , o boro é responsável pela coloração azul-cinza de alguns diamantes . Diamantes com boro -los são conhecidos como diamantes Tipo 2 -A . A presença de boro também permite que esses diamantes se comportar como semicondutores , enquanto os diamantes são normalmente isoladores elétricos . O boro é um metalóide abundante , que tem uma variedade de utilizações industriais . Coincidentemente, o nitreto de boro , um composto utilizado em coletes à prova de balas , é quase tão duro quanto o diamante , e é de fato mais quimicamente estável .
Hydrogen
Tipo 1 -A os diamantes são ricos em conteúdo de hidrogênio. Estes diamantes também aparecem em azul , como diamantes 2- B , mas são isolantes elétricos , em vez de semicondutores. Não é certo se o hidrogênio é responsável pela cor ou não. A mina de diamantes Argyle, localizado no norte da Austrália , produz uma grande quantidade de diamantes do tipo 1 -A .