Escolha os seus recursos, incluindo o seu notebook, guias de identificação de fósseis e livros de paleontologia . O " Audubon Society Guia de Campo para Fósseis da América do Norte " e "O Livro Fossil " por Fenton e Fenton são excelentes referências paleontologia .
2
Colete fósseis de um afloramento rochoso conhecido ou formação geológica a que você tem acesso . Fósseis de fontes desconhecidas ou duvidosas têm utilidade limitada porque você não vai saber o contexto ambiental de onde vieram .
3
Examine cada fóssil com cuidado usando a sua lupa ou um microscópio de dissecação enquanto tomar notas , registrando observações e esboçar detalhes físicos em seu notebook.
4
Use o seu campo de guias para determinar a identificação taxonômica e classificação científica do fóssil , incluindo o seu reino, filo, classe, ordem , família, gênero e espécies.
5
Se você não pode levar seu classificação fóssil todo o caminho até o nível de espécie, começar com o reino e trabalhar o seu caminho até a hierarquia taxonômica , tanto quanto você pode ir .
6
Use seus guias de campo e livros didáticos para rotular seus esboços em seu caderno . Familiarize-se com as partes anatômicas de seu fóssil e compará-los com outros fósseis no campo, em suas guias de campo e em seus livros .
7
Estudo do mapa geológico para a área onde você encontrou o seu fóssil e tentar determinar o nome de formação e período geológico para o afloramento de rocha ou depósito geológico.
8
encontrar o nome de formação ou período geológico em um gráfico de escala de tempo geológico ou em seu livro de paleontologia e fazer anotações de estes, bem como a idade aproximada do fóssil em seu notebook.
9
Decida o que era a composição original do seu fóssil , como osso, conchas , madeira, folha ou se é um fóssil de rastreamento , tais como uma pegada ou toca. Anote essas observações em seu caderno .
10
determinar a composição mineral do seu fóssil e se ou não algum tipo de alteração mineral ocorreu como silicificação ( substituição por quartzo) ou opalization em que os espaços tornam-se preenchido pelo opala mineral como em madeira petrificada e em ossos de dinossauros .
11 <p> estudar cuidadosamente o afloramento ou formação a partir do qual o seu fóssil foi obtido . Lista em seu caderno relativo quantidades de vários fósseis no afloramento . Faça anotações de outras espécies fósseis que você encontra em associação com o fóssil.
12
Com base em suas observações e pesquisas , tentar determinar a paleoecologia e paleoambiente em que o seu organismo fóssil viveu uma vez. Por exemplo, um fóssil encontrado em carvão pode ter vindo de um antigo ambiente de pântano ou zonas húmidas. Um coral fóssil pode ter vindo de um ambiente perto da costa recife. Registre suas observações e hipóteses em seu notebook.
13
Escrever um parágrafo final em seu caderno resumindo a análise de seu fóssil com base em suas observações e pesquisas . Volte para a sua análise ao estudar outros fósseis do mesmo afloramento ou quando se comparam fósseis semelhantes de outras formações .