O método densímetro envolve dispersar as partículas do solo com uma substância tal como o metafosfato de sódio e, em seguida agitar a solução. A quantidade de areia, sedimentos e argila na amostra de solo é determinada , após a dispersão , por um densímetro , que mede as partículas em suspensão . A quantidade de cada tipo de partícula é determinado pela Lei de Stokes , que determina a quantidade de cada tipo de partícula presente pela taxa em que cada tipo de partícula cai de suspensão , com base em seu tamanho.
DeForest Lab
DeForest Lab da Universidade de Ohio realiza um método hidrômetro textura do solo, apropriado para 100 amostras , utilizando-se 500 gramas de hexametafosfato de sódio . Um frasco é utilizado para estabilizar o solo seco ao ar e um agente de dispersão , e ambos são colocadas num agitador orbital durante a noite . O solo ea água destilada são adicionados a um liquidificador elétrico , uma duração de cinco minutos em alta velocidade. A mistura é então colocada num cilindro graduado que contém água da torneira , juntamente com o agente dispersante . Uma vez que a suspensão é misturada durante 30 segundos, com um êmbolo de metal , o densímetro é facilitado para o cilindro e uma leitura pode ser feita depois de 40 segundos. Os cálculos são feitos com este número , uma leitura tirada 12 horas após a agitação , uma leitura em branco para corrigir as leituras do densímetro , a percentagem de cada tipo de material e o peso das amostras . Lab
Hart
o método hidrômetro adaptado do protocolo Hart Lab envolve a dispersão do solo em suas partículas primárias para análise granulométrica ideal. Duas pessoas são necessárias , como o processo vai mais suavemente quando as leituras são tomadas 30 e 60 segundos de diferença . Este processo envolve o uso de água e sódio deionizada hexametaphosphate , e usando a batedeira para misturar com o solo . A amostra é colocada num cilindro de sedimentação , uma vez que é misturado , e o densímetro é calibrado . Leituras de hidrômetros e da temperatura da amostra são tomadas depois de 30 , 60 e 90 segundos, em seguida 24 horas depois.
Bouyoucos Método
O Método Bouyoucos hidrômetro é um dos das maneiras mais rápidas para analisar o tamanho das partículas do solo . A amostra do solo é misturada disperso em um cilindro de vidro de altura com água e , uma vez que se estabelece , a densidade da suspensão pode ser medida com o densímetro . O tempo de cada partícula de tamanho leva para cair abaixo de um plano conjunto imaginário sobre o cilindro pode ser medido, com leituras são tomadas depois de 40 segundos para medir a resolução de areia e depois de duas horas para medir partículas de lodo .
Calibração
Quando um densímetro é utilizado para analisar a textura do solo , que deve ser calibrada medindo a temperatura do instrumento . Todas as leituras devem ser corrigido para as variações na temperatura , porque isto afecta a viscosidade e a densidade da água . Se isso não é levado em conta , valores incorretos para a densidade da água poderia compensar as leituras e as leituras para o tamanho das partículas pode estar errado.