Um cubo tem três eixos , todos perpendiculares entre si e todas do mesmo tamanho . Um rectângulo , por outro lado , é definida por três eixos , todos perpendiculares , mas apenas dois são do mesmo comprimento . Se isso é um pouco difícil de visualizar, as melhores descrições e desenhos de formas tridimensionais são encontrados em livros de geometria.
Isométrica
sal é um exemplo de um cristal isométrico.
cristais isométricos são em forma de cubo e são os mais simétrico dos seis tipos de cristais , tornando-os fáceis de identificar. No entanto , um cristal em forma de cubo pode ser modificado e ainda assim ser considerado em forma de cubo . Por exemplo, um cubo cujos cantos são todos bem raspado ainda é um cubo.
Hexagonal
Dois cristais hexagonais
cristais hexagonais são mais longos do que largos e ter seis lados a todo o comprimento do mesmo . Sapphire é um cristal hexagonal. Cristais hexagonais também são fáceis de reconhecer e entre os mais valorizados para pingentes e lustres de decoração.
Tetragonal
cristais Tetragonal são em forma de um retângulo tridimensional. Eles têm três eixos , todos perpendiculares, mas apenas dois são de igual comprimento. Apophyllite é um exemplo de um cristal tetragonal .
Ortorhombic
cristais ortorrômbica parecido com um retângulo , à primeira vista , mas são diferentes. Eles têm três eixos, todos perpendiculares , mas todos os comprimentos diferentes. Dourado Topaz é um exemplo de um cristal ortorrômbico . Apesar de sua estrutura interna é ortorrômbico , mais jóias feitas de ouro Topaz seria difícil de identificar como tal, uma vez que é cortado em formas familiares da maioria dos anéis e pingentes .
Monoclínico e triclínico Cristais
Monoclinic e cristais triclínicos são os mais difíceis de descrever por forma e machados , mas os exemplos são de gesso e Orthoclase respectivamente. Enquanto muitos minerais cristalinos são valorizados pela sua beleza e utilidade na tomada de jóias , gesso ( sulfato de cálcio hidratado) é usado principalmente para fazer gesso e drywall.