Quando jovens montanhas são primeiramente levantada pela colisão das placas tectônicas , que são altas e irregulares, como as Montanhas Rochosas. Ao longo de milhões de anos de idade varia de montanha como os Apalaches estão desgastados pelos efeitos do vento, da água e do ciclo de congelamento e descongelamento . Seus picos tornam-se baixa e arredondada como a rocha que são compostas se desmancha em terra e areia . Este sedimento é transportado pelo vento e pela água até que ele é depositado em camadas que, eventualmente, tornar-se arenito, xisto ou outros tipos de rochas sedimentares. Como o ciclo das rochas avança, esta pedra também vai desgastar-se no solo .
Geleiras
As geleiras são uma parte fundamental do ciclo das rochas . Como montanhas são empurrados para cima , as geleiras corroer -los de volta para baixo novamente. Durante os períodos glaciais idade do gelo, folhas gigantes de gelo no solo pedras para dentro do fértil solo de cobertura glacial até o meio-oeste americano . As geleiras se mudou pedras de granito e rochas do Canadá e deixou-os cair em todo o Centro-Oeste até eram muito mais numerosas as rochas sedimentares nativas. Os muitos lagos e rios esculpidos pelas geleiras permitido por mais erosão da água e do transporte de sedimentos , dando continuidade ao ciclo das rochas que nunca termina.
Grand Canyon
A ciclo das rochas e do ciclo da água estão intimamente interligados, que afeta o outro. A formação do Grand Canyon ilustra a relação de elevação e erosão. O planalto do Colorado foi erguido em uma cadeia de montanhas por uma combinação de deriva continental tectônica e vulcanismo. As montanhas erodido e seus sedimentos foram depositados no fundo de um antigo oceano , formando as muitas camadas de rocha sedimentar visível nas paredes do cânion . De acordo com John Douglass , o antigo lago Bidahochi estourar suas paredes de barragens naturais , liberando a corrida transbordamento de água que atravessam o soft rock e criou o cânion gigante em 5,5 milhões de anos.