Substâncias como osso e madeira contêm muitos poros minúsculos onde a água pode se infiltrar e dissolver a matéria orgânica, substituindo-o por minerais, como sílica, que cristaliza quando a água evapora . Este processo é chamado de permineralization . De acordo com a ciência educador Mike Viney do Museu Virtual Madeira petrificada , uma parte da estrutura natural do osso ou madeira pode permanecer e tornar-se parte da matriz do fóssil .
Silica
de acordo com a University of California Museum of Paleontology , a sílica mineral é capaz de permear e substituição de tecidos moles. Fósseis feitas de sílica muitas vezes manter a integridade estrutural do material vegetal ou animal originais direita para baixo para a estrutura da célula , dando aos cientistas muitas informações sobre as características do organismo . Fósseis
pirite
a pirita é um mineral feito de sulfito de ferro, que geralmente está presente em ambientes marinhos . A Universidade da Califórnia Museu de Paleontologia diz que os fósseis de plantas feitos de pirita indicam que eles foram formados em ou perto de um ambiente marinho.
Fósseis
Carbonato
fósseis Carbonato pode ocorrer em ambientes marinhos ou ou não marinho , mas são freqüentemente encontrados em turfeiras ácidas. De acordo com Viney , bolas de pântano plantas fósseis compostos de carbonato de cálcio têm sido encontradas em áreas do mundo onde o carvão formados . Estas bolas de carvão são únicos porque preservar diferentes tipos de plantas que viveram e cresceram juntos. Tal como acontece com sílica, carbonato de fósseis preservar as informações detalhadas sobre o organismo original.