O primeiro método de datação de rochas é também a mais simples . De acordo com o Serviço Geológico dos EUA , o princípio da superposição diz que novas camadas de rocha são criados em cima de rochas antigas. Depósitos de erosão material novo. Plantas e animais morrem e se decompõem , deixando seus minerais no solo. Isto significa que quanto mais profundo o rock, o mais velho é. Mas o problema com este método é que ele só conta a idade relativa dentro de uma estrutura de pedra, e não a idade toda a formação seria. A fim de dar uma data mais específica , devem ser utilizados outros métodos de datação .
Datação radiométrica
isótopos radioactivos de decaimento a uma taxa padrão. Muitos desses elementos decair muito rapidamente para ser de alguma utilidade . Mas alguns têm meias-vidas muito mais longas . De acordo com o Instituto Smithsonian , o urânio 235 , por exemplo, decai mais de 704 milhões anos para se tornar chumbo 207 Samário 147 leva 106.000.000 mil anos para se decompor em Neodímio 143 Ao tentar sair com uma rocha, o geólogo olha para qualquer um desses minerais . Eles comparar a taxa de isótopo -mãe para a filha e usar a razão , até à data da criação da rocha . Infelizmente, quando ele veio para rochas sedentários ou agregados, isto só diz a idade de quando a pedra composto foi criado. Ele não diz quando todas as partes se reuniram para se tornar a nova pedra.
Paleomagnetics
De acordo com a NASA , o Pólo Norte está mudando sobre um grau por década. Ao longo dos últimos milhões de anos , o Pólo Norte trocou de lugar com Pólo Sul várias vezes os . Quando o ferro está presente no líquido de magma , até as linhas de metal com o campo magnético da terra naquele tempo . Eles congelar no lugar quando a rocha líquida se resfria , dando geólogos uma imagem dos campos magnéticos. Ao comparar esses campos , paleogeologists pode namorar o rock.