Sardonyx foi encontrado pela primeira vez pelos gregos em Sardes , capital da Lídia antigo, que é agora a parte ocidental da Turquia. O nome é derivado de sard ( castanha-avermelhada) e ônix ( gem veado ) .
Os gregos valorizada sardônica por sua capacidade de aumentar a coragem e proteger contra o perigo . Foi muitas vezes esculpidos com emblemas dos deuses e foi usada por soldados e políticos igualmente.
Roma
A sardônica era extremamente popular e muito valorizado ao longo dos tempos antigos e foi altamente valorizados pelos romanos. GemTradeNet.com relata que o general romano Publius Cornelius Scipio foi conhecido por usar jóias sardônica , como era Cláudio. Os romanos acreditavam que o uso de sardônica lhes traria coragem, honra , sucesso e riqueza. Acreditava-se também de proporcionar o auto-controle , proteger contra várias infecções e até mesmo garantir um casamento feliz.
soldados romanos usavam ou realizado talismãs sardônica gravados com heróis ou deuses , como Hércules ou Marte ( deus da guerra ) , porque eles acreditavam que os talismãs trouxe o portador os mesmos atributos de coragem e ousadia, como as figuras esculpidas supostamente possuída, e iria protegê-los contra o mal também.
Egito
Sardonyx tornou-se uma das jóias favoritas do Egito após a dinastia 21 , atingindo um pico de uso no ptolomaico e períodos romano . Seus usos favoritos foram para participações especiais , intaglios ( ornamentados com um design afundado ou incisão , em oposição a um projeto em relevo ) e ajustes do anel . Os egípcios acreditavam que sardônica trouxe boa sorte e usava-os como talismãs .
Bíblica
De acordo com o Instituto do Templo , há várias referências a pedras sardônica na Bíblia King James . Os fundamentos do muro da cidade de Nova Jerusalém estavam adornados com pedras preciosas , o quinto dos quais sendo o sardônica . Além disso, duas pedras de sardônica , gravado com os nomes dos filhos de Israel , (seis nomes em cada um em sua ordem de nascimento ) foram fixados em configurações de ouro nos ombros do Sumo Sacerdote , um à direita e outro à esquerda.
Inglaterra
uma das mais famosas pedras sardônica era um anel de ouro , esculpida com o retrato da rainha Elizabeth I, dado ao conde de Essex pela rainha como um símbolo de amizade com a promessa de que ela seria sempre vir em seu auxílio , se ele pediu. O Earl mais tarde foi preso por traição e condenado a ser decapitado. Ele enviou o anel para sua rainha , mas ela caiu nas mãos de Lady Nottingham, cujo marido era um inimigo do Conde e nunca chegou a rainha. Acreditando que o conde era orgulhoso demais para pedir a sua misericórdia , a rainha permitiu a sua execução. Não foi até a confissão no leito de morte de Lady Nottingham que a rainha aprendeu a verdade , e ele quebrou seu coração.