As porções rochosas superiores corroer , rochas subjacentes expandir. As rochas subjacentes então começar a rachar e descascar em chapas ou placas, ao longo articulações , que são fraturas ou rachaduras que estão regularmente espaçados abaixo da superfície. Alguns geólogos consideram o desenvolvimento de articulações um tipo de desgaste mecânico, como as juntas formam por causa da expansão que ocorre quando as rochas sobrejacentes são corroídos .
Expansão térmica
aquecimento e arrefecimento de alguns tipos de rochas repetida pode causar pedras ao estresse e quebrar , resultando em intemperismo e erosão. Altas temperaturas causam rochas a se expandir, então as temperaturas esfriar o contrato rochas. Esta contínua expansão e contração enfraquece o rock, eventualmente causando a rocha para fraturar .
Atividade orgânica
crescimento das raízes das plantas e tocas de animais são tipos de orgânicos atividade que pode contribuir para o desgaste mecânico, pois causam material de pedra para quebrar e se desintegram .
Geada cunha
como a água escoa em rachaduras e fendas de rochas , temperaturas frias pode fazer com que a água congele , resultando em depósitos de gelo que se expandem e exercem pressão sobre a rocha. De acordo com a Universidade do Estado de Missouri, geada cunha é a forma mais abundante de intemperismo mecânico. Quando geada cunha ocorre em encostas montanhosas pode causar um acidente geográfico chamado talus , uma ladeira de cascalho solto na base da montanha ou precipício que é o resultado de geada cunha quebrando pedaços soltos de rocha de cima.
Crescimento de Cristais
a água que escoa através das rochas é responsável por dois tipos de intemperismo mecânico: calçamento de geada e de crescimento de cristais . Dependendo do teor de iões da água e a estrutura mineral da rocha , a água escoa através de poros e fracturas podem precipitar o crescimento de cristais . O crescimento desses cristais podem exercer pressão sobre as rochas circundantes, causando-lhes a enfraquecer e fratura.