Observe a cor da pedra . Se é cru ou corte, safiras pode ter uma variedade de tons . Além de ser azul, eles também podem ser totalmente incolor , verde, amarelo ou até mesmo uma cor -de-rosa - laranja rara chamada padparadscha . Pedras que se transformam uma cor avermelhada ou violeta matiz sob iluminação artificial são safira alexandrine ou alexandrita . Safiras que não são azul são sempre identificados com a cor em primeiro lugar, tais como safira amarela ou safira verde.
2
Verificar a composição química de acordo com a cor da pedra . Pedras azuis são coloridas por rastreio de titânio e ferro , enquanto verdes , amarelas ou castanhas pálido pedras conter ferro e rosa é criado por uma muito pequena quantidade de crómio . Um guia para minerais será capaz de citar outras substâncias presentes em variações de cores .
3
Tome notas com base na clareza e consistência da pedra que você tem. Se ele é cortado e polido , você será capaz de verificar se há inconsistências na cor , como manchas ou alterações de tonalidade . Use uma poderosa lupa ou um microscópio de força média. Safiras têm uma gama de brilho , variando de brilho vítreo e baixa adamantine ou muito brilhante para vítreo , o que significa . Algumas safiras são ainda transparente , enquanto outros podem ser quase o oposto ou translúcido .
4
Pesar a pedra para encontrar o seu valor em quilates . Você pode precisar de uma escala projetado especificamente para esse fim, porque um quilate equivale a um quinto de um grama.
5
Avaliar o corte da pedra de acordo com o seu brilho visual, ou a quantidade de luz é refletida. Um corte que reflete mais luz é uma medida de quanto tempo e habilidade da pessoa que fez a pedra inicial dedicada à pedra. Safiras cortadas e lixadas em formas precisas de cúpula , com cortes que estão alinhados perpendicularmente à formação de cristais longitudinalmente, criar reflexos de luz que formam as formas naturais da estrela . Estas são pedras valorizadas chamados de " pedras de estrelas. " A estrela de Bombaim é um famoso safira 182 quilates de Sri Lanka mantidos no Instituto Smithsonian em Washington , DC , que tem um reflexo impressionante estrela do óxido de titânio na pedra.