O clima é o elemento mais importante nos processos de intemperismo químico , pois regula a umidade ea temperatura. Em condições tropicais, onde a umidade ea temperatura estão em níveis máximos , intemperismo químico ocorre a uma taxa três vezes maior do que em climas mais amenos . Um exemplo de intemperismo químico é a erosão das rochas pela água.
Intemperismo físico
Este é causada por processos mecânicos , como a abrasão e pressão release. Abrasão ocorre quando uma força empurra duas pedras em conjunto e as superfícies de moagem uns contra os outros , eventualmente, usá-las para baixo . As rochas ígneas , formadas abaixo da superfície sob pressão , fratura e mudar de forma quando a erosão expõe a superfície da terra e reduz a pressão .
Intemperismo biológico
neste caso, as ações de organismos muda formação da terra . Estes organismos , como bactérias , plantas e animais . Este processo tem o maior efeito sobre o solo . Por exemplo , os animais quebram as partículas do solo pela construção de galerias sob a terra , expondo o solo para outras formas de intemperismo , especialmente intemperismo químico . Os organismos do solo , animais e plantas afetam os níveis de umidade e alcalinidade do solo e, como resultado alterar o uso da terra e forma.