Os maiores depósitos de bauxita conhecidas no mundo estão no sul da Europa e na Hungria. Embora existam alguns depósitos de superfície, mais de bauxita é extraído no subsolo. Depósitos de bauxita endurecidos são destruídas solto e lavado para remover o excesso de barro.
O Processo Bayer
O processo Bayer , uma combinação de extração química e separação mecânica é utilizada para extrair alumina - a forma de base de alumínio - a partir da bauxita . O processo aproveita a reatividade química do alumínio em um processo de dois estágios simples e barato .
Liberando a Alumina de Bauxita
Na fábrica de extração , minério de bauxite é triturada e dissolvida em hidróxido de sódio ( soda cáustica ) . A solução passa por uma série de filtros e separadores para remover as partículas insolúveis , deixando o aluminato de sódio e liquefeita .
Recuperar a partir da solução de alumina
Após a bauxita insolúvel tem foi filtrada , o aluminato de sódio resulta é decantado para um tanque de precipitação . Alumina em pó puro é misturado para acelerar a reacção química para cristalizar a alumina realizada em solução . À medida que a alumina assenta no fundo , a soda cáustica é bombeada para fora e reutilizado . Os aglomerados de alumina pura são secos e moídos até um pó fino branco . A alumina em pó pode ser refinado em alumínio metálico ou usados em diferentes processos de fabricação.