Para cada 1.000 pedras preciosas descobertas , um vai ser cristalizado granada azul. Porque é naturalmente azul, a gema absorve sombreamento azul da iluminação fluorescente, fazendo parecer azul profundo. A cor fica roxo sob iluminação incandescente. A mudança de cor é devido a pequenas quantidades de cromo e vanádio , minerais que absorvem todas as cores exceto azul ou roxo. Uma gema reflecte uma determinada cor , pois que gema não absorve essa cor no espectro de luz . Por exemplo, uma granada azul vai absorver todas as cores do espectro de luz , exceto azul , tornando-o refletir essa cor.
Sapphire
As safiras são mais conhecidos por sua coloração azul , mas eles também vêm em tons de vermelho e amarelo. Como a granada azul , azul safira parece rejuvenescido sob iluminação fluorescente . A cor azul desvanece-se em uma lâmpada incandescente, mas ambas as cores amarelo e vermelho em safiras são reforçadas . Isto é devido ao tom quente de iluminação incandescente. As safiras amarelas e vermelhas pegar as cores quentes refletida da luz.
Alexandrita
Alexandrita é nomeado para o ex- czar da Rússia e foi encontrada pela primeira vez nos Montes Urais . Ele também pode ter a cor de mudança mais óbvia qualidade de qualquer pedra preciosa . Enquanto em iluminação fluorescente e luz do dia , a cor do Alexandrite aparece um verde suave , espuma do mar ; na iluminação incandescente , ele fica roxo . As reflexões quentes da iluminação incandescente aparecer violeta, em vez de diminuir a verde suave .
Turmalina
Ao contrário das pedras preciosas que mudam de cor apenas na iluminação especificado, Turmalina pode na verdade, ser de cores diferentes . Isto é devido à sua composição mineral . Enquanto a maioria das gemas são cristalizados a partir de um mineral específico, Turmalina pode crescer a partir de vários, incluindo ferro , cromo, vanádio e manganês. É mais comum ver misturas de cores Turmalina de rosa e verde, que são cristalizados a partir de ferro e manganês.