As rochas ígneas e rochas piroclásticas relacionados compõem a maioria da crosta da Terra e são de origem vulcânica . Estas rochas são cristalizados magma. As rochas ígneas são subdivididas em intrusivas e extrusivas . Rochas ígneas intrusivas formam no interior da crosta terrestre e têm grandes cristais. Exemplos de rochas ígneas intrusivas incluem diorito , gabro e granito. Extrusivas rochas ígneas formam fora da crosta e tem pequenos cristais . Exemplos de rochas ígneas extrusivas incluem andesito , basalto e riolito . Rochas piroclásticas --- Brecchia , ignimbritos e tufos --- são formados como subprodutos de erupções vulcânicas.
Rochas sedimentares
As rochas sedimentares formam-se quando pequenas partículas de rocha e mineral combinar em uma rocha . Existem dois principais tipos de rocha sedimentar : clastic e química . Rochas sedimentares clásticas , como arenito e xisto, são compostas de grãos de rochas e minerais que foram quebrados quimicamente ou mecanicamente fora de rochas pré-existentes . Rochas sedimentares químicas , como halita , gipsita e arenito , forma quando minerais ou restos fossilizados são precipitados sob a água em que estão dissolvidas evapora .
Rochas metamórficas
rochas metamórficas foram alteradas pelo calor ou pressão , enquanto profundamente enterrado na crosta da Terra. Estas rochas começam rochas como ígneas ou sedimentares , mas devido a exposição a altas temperaturas ou a compressão por outros sedimentos ou por colisão continental , passam por mudanças significativas , tornando-se mais difícil , pela combinação com outros minerais em camadas ou por recristalização . Gnaisse , mármore, xisto e lousa são rochas metamórficas comuns.
Tipos
minerais
Os minerais são divididos em sete tipos , com base no tipo de cristal que eles formam . Carbonatos têm um átomo de carbono central, ligado de forma covalente a três átomos de oxigénio e ionicamente ligado a um ou mais iões positivos . Halogenetos de combinar um átomo de halogéneo com os átomos de um elemento mais electropositivo . Os óxidos são compostos por iões negativos de oxigénio ligados a um ou mais iões metálicos positivos . Os silicatos são os compostos de silício e oxigénio com outros elementos ou minerais . Sulfatos compreendem íons de enxofre positivos ligados a íons negativos de oxigênio , enquanto sulfetos compreendem íons negativos de enxofre ligado a íons metálicos positivos.
Características
minerais
Além de ser classificados pela sua estrutura cristalina , os minerais podem ser classificados de acordo com suas características físicas. A cor pode ser idiochromatic --- exibindo sempre a mesma cor com base em propriedades de reflexão de luz de um elemento componente ou allochromatic --- --- exibindo várias cores , devido à presença de um elemento que não é, naturalmente, parte da estrutura do cristal . Streak é a cor do mineral quando é pulverizado . Brilho é a qualidade de transmissão de luz em que o mineral --- cai sobre um contínuo entre opacos e transparentes . A densidade é a massa do objecto em relação à sua unidade de volume ; minerais mais escuros são geralmente mais denso do que os leves . Dureza, medida pela escala de Mohs , significa o quão difícil é para coçar uma área lisa do mineral. A clivagem é o plano em que o mineral naturalmente divide devido à fraqueza estrutural , enquanto a fratura refere-se à maneira como ele quebra quando esmagadas . Refere-se a tenacidade, a capacidade de o mineral para manter a sua forma quando colocado sob pressão --- sua flexibilidade . O hábito faz referência a forma distintiva que a estrutura cristalina leva .