Calcule a composição percentual de sódio e cloro na amostra usando a massa molar de cloreto de sódio . Massa molar é o peso em gramas de uma mole de um elemento . Esta informação pode ser encontrada em uma tabela periódica dos elementos listados como " peso atômico ". Cada elemento tem uma toupeira em uma dada molécula de NaCl , de modo que a massa molar total do composto é encontrado por simples adição das massas molares dos componentes individuais em conjunto .
2
Veja -se a massa molar indivíduo para o sódio , encontrando seu peso atômico em uma tabela periódica . O peso atômico do sódio é 22,989 gramas , pelo que a sua massa molar é expresso como 22,989 gramas /mole . Encontrar a massa molar de cloreto , usando o mesmo método . O peso atômico do cloro é 35,453 gramas, com uma massa molar expresso como 35,453 gramas /mole .
3
Adicionar juntos as massas molares de sódio , 22,989 g /mol e cloro, 35,453 g /mol . O valor total deve ser igual 58,442 g /mol , que é a massa total do composto de sal .
4
Dividir a massa individual de sódio , 22,989 g /mol , da massa total do composto , 58,442 g /mol . Multiplicar este valor por 100 O resultado é a composição percentual de sódio no composto , 39,336 por cento . Repita essas etapas para obter a composição por cento de cloro, 60,664 por cento.
5
Comparar os valores dos percentuais de cada elemento em sua amostra com os valores padrão que você acabou calculados. Determinar a pureza da amostra dividindo a percentagem de seus valores padrão pelos valores listados em seu composto . Multiplique este valor por 100 para obter a porcentagem de pureza do seu composto .