Dois tipos de ímãs de terras raras existem: ímãs de samário - cobalto e ímãs de neodímio . Samário - cobalto ímãs apresentam um campo magnético mais fraco do que os ímãs de neodímio e custo consideravelmente mais. A sua temperatura de Curie , ou a temperatura a que eles perdem o seu magnetismo , é também mais elevada . Samário - cobalto são consideravelmente mais frágil do que os ímãs de neodímio , mas eles têm uma maior resistência à oxidação. Em contraste, os ímãs de neodímio exibem um campo magnético muito mais forte e são mais acessíveis . Feito de uma liga de neodímio, ferro e boro, estes ímãs têm uma temperatura muito mais baixa Curie , bem como uma menor resistência à oxidação .
História
O samário - cobalto ímãs foram inventados pelo Dr. Karl J. Strnat no Laboratório de Materiais da Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Wright- Patterson em 1966 avançou ainda mais sua fórmula em 1972 ; porém, estes ímãs encontrou pouco uso, devido ao seu alto custo . Ímãs de neodímio foram descobertos pela General Motors Corporation em conjunto com a Sumitomo Special Metals em 1982 Eles combinaram de neodímio , ferro e boro para criar um novo ímã , mais forte , em um esforço para acabar com o alto custo dos ímãs permanentes no momento . Eles também descobriram que os ímãs foram altamente corrosivo, levando assim à níquel e revestimento de cobre banhados ainda em uso.
Applications
Embora relativamente caro , samário - cobalto ímãs são extremamente resistentes à desmagnetização e é capaz de ser usado em temperaturas mais extremas. Eles são atualmente utilizados em captadores de guitarra , motores de corrida e turbomáquinas , como moinhos , bombas centrífugas e hélices . Ímãs de neodímio são muito menos caro e, portanto , têm uma ampla gama de aplicações. Esses ímãs têm sido utilizados em unidades de disco rígido do computador , ferramentas sem fio, alto-falantes e fones de ouvido, e em motores de acionamento para um número de automóveis. Empresas como a Magcraft mesmo ter usado estes ímãs para manter montanhas-russas em suas trilhas , bem como para retardar elevadores.
Perigos
Devido à natureza potente de sua magnética campo , em particular , magnetos de terras raras apresentam perigos únicos . Dada a natureza frágil de samário - cobalto ímãs , o maior perigo quando se lida com eles é a sua propensão para quebrar e chip , fazendo com que pedaços de destroços voando . Os campos magnéticos intensos também pode apagar os dados de discos rígidos e cartões de crédito . Desde ímãs de neodímio podem ser feitas relativamente mais barato e, portanto , menor, eles representam um risco para as crianças . Estes ímãs podem ser engolidas , posteriormente, da junção, no aparelho digestivo , de acordo com a Consumer Product Safety Commission . Tendo em conta que estes ímãs são os mais poderosos , eles podem beliscar a pele e até mesmo esmagar ossos quando a colagem em conjunto, ou a uma superfície metálica .