Assuma o oxigênio será um componente principal da rocha ígnea . A natureza das rochas ígneas é que é magma ou a lava que esfriou a partir de contato com a água ou ar. O oxigênio será, então, um componente principal do rock e do groundmass .
2
Chip a poeira groundmass fora da amostra de rocha ígnea . Utilize uma ferramenta de lascar que irá remover partículas pequenas, milímetros de comprimento .
3
Recolha a poeira e quaisquer objetos cristalinos que caem da rocha ígnea . Os objetos de cristal -como pode ser fenocristais , depósitos minerais de grande porte que podem ajudar a determinar a composição da groundmass .
4
Coloque o pó debaixo de um microscópio. Qualquer microscópio em laboratórios pode trabalhar . Ele precisa permitir ao espectador uma chance de olhar para o pó mineral em um nível milímetro.
5
Veja os minerais no microscópio . Se os cristais aparecem no groundmass e são de cor clara , o que significa elementos como potássio e sódio têm uma percentagem elevada química na rocha.
6
Investigar os minerais mais. Se não houver cristais no groundmass e os minerais têm uma cor escura para eles, que poderia significar a groundmass tem altas concentrações de ferro e magnésio.
7
Olhe para os fenocristais se houver algum em o groundmass . Fenocristais formar principalmente de rochas ígneas que se acumulam perto das plataformas continentais. A pressão faz com que a rápida cristalização e formação de fenocristos . A presença de fenocristais significa que o groundmass poderia ser baixa em silício , que normalmente é abundante em rochas ígneas , e que é muito rico em minerais cálcio.
8
Anote suas descobertas. Dependendo do que você descobrir , você vai ter um groundmass que inclui elementos básicos como o oxigênio eo silício ou compostos químicos únicos que podem ter ferro, cálcio , potássio, sódio ou magnésio na composição .