A erosão é uma forma de desgaste mecânico, e ocorre quando o movimento de uma força como a água da chuva ou mover as fontes de água como um rio desgastar a superfície das rochas e transportar as peças desgastadas com o fluxo de água a outras áreas . A erosão também pode ocorrer com forças como o vento , o movimento da geleira , marés ou ondas .
Congelamento /Descongelamento
Congelar e descongelar é outra forma de desgaste mecânico. Isso pode ser facilmente observada em cidades mais frias que experimentam temperaturas que caem regularmente abaixo de zero durante a noite, e depois aquecer durante o dia. À medida que a água congela na estrada , que se expande a superfície afectada . Como os congelamentos de estradas e descongela repetidamente ao longo do outono ou inverno , o processo de expansão cria instabilidade , resultando em buracos.
Intemperismo químico
Outro agente de intemperismo é intemperismo químico , como oxidação ou hidrólise. Modificação química ocorre quando o calor e a humidade reage com produtos químicos na rocha para alterar as propriedades da rocha . A oxidação ocorre quando o oxigénio cria uma reacção química , com um exemplo comum é a ferrugem , o que faz com que a rocha mais suave ao longo do tempo . A hidrólise ocorre quando a água reage com os compostos da rocha para criar outros compostos . Normalmente você pode dizer quando intemperismo químico está ocorrendo porque o rock vai ser de uma cor diferente, como laranja , vermelho ou amarelo.
Biológica intemperismo
intemperismo biológico ocorre devido à interferência de animais ou outros seres vivos sobre a rocha. Por exemplo, algas e fungos chamados líquens que vivem em rochas pode causar intemperismo biológico , corroendo o material rochoso , lentamente quebrando-a em pedaços menores . As raízes das plantas também pode atuar como uma forma de intemperismo biológico como plantas raízes crescem em pequenas fissuras na rocha e crescer e expandir-se, quebrando a rocha distante.