A maioria dos diamantes são incolores e também são conhecidos como " diamantes brancos . " Trata-se de " pura " ou " quase puro " diamantes como eles não têm defeitos ou outras impurezas que podem causar colorização . Os diamantes brancos , no entanto , nem sempre são totalmente incolor como eles podem ter uma tonalidade amarelada para eles. Os diamantes brancos pode variar de incolor a matizado, com outras faixas de fraca a ligeiramente colorido
Impurezas
Muito poucos diamantes são realmente puro. ; no entanto, existem impurezas que podem dar -lhes características especiais, tais como a cor . A maior parte do tempo , isto é devido a uma elevada presença de outros elementos dentro do diamante . Boron pode dar um diamante de cor azul , enquanto nitrogênio pode torná-lo amarelo. Diamantes verdes são formados por radiação natural.
Estrutura de cristal
Os diamantes vermelhos são causados por defeitos de estrutura de cristal durante a sua formação . A estrutura de cristal da matriz é periódica , ou de estrutura , dos átomos dentro do diamante . Neste caso , as linhas de grão aparecem no diamante que estão espaçadas muito próximas umas das outras , e que se liberta uma cor , tal como o vermelho . Quanto mais linhas de grãos do diamante, o mais forte a cor será. Este processo natural também pode produzir diamantes Pink- e de cor marrom . Quantidades significativas de estes diamantes coloridos são da Argyle Diamond Mine , na Austrália Ocidental .
Irradiação
diamantes artificialmente coloridas são conhecidas como pedras tratados " sintéticos " ou " . " Estes diamantes são coloridos em um processo chamado de irradiação. Os diamantes podem ser bombardeado com nêutrons ou elétrons para dar-lhes um verde de cor azulada , e eles são então tratados com calor extremo (um processo chamado de recozimento ) para dar -lhes uma cor -de-rosa . Sinteticamente diamantes coloridos são muito menos caros do que os diamantes naturalmente coloridos.