Uma das maiores causas da metamorfose do rock é o calor. Rocha enterrado no subsolo é sujeita ao calor vindo do magma quente no centro da Terra . Diferentes níveis de calor causam diferentes graus de metamorfose . Quanto mais profunda a rocha está enterrado o mais calor que está exposto. A metamorfose de baixo grau acontece quando uma rocha é submetido a baixa pressão e calor entre 200-320 graus Celsius, segundo o site da Universidade de Tulane . Rocha metamórfica de baixo grau tendem a ter uma grande quantidade de minerais que contêm água , como argila e clorito . Metamorfismo de alto grau acontece a temperaturas de 320 graus Celsius ou mais. Este tipo de rocha tende a ter minerais que não contêm uma grande quantidade de água , como muscovita e granada .
Pressão
pressão combinada com o calor ajuda a fundir a rocha em conjunto . Muitas vezes, quando as rochas começaram a se metamorfosear , minerais como mica encontrados na rocha se tornar comprimido e achatado pela pressão . O resultado é chamado folheação . Diferentes profundidades e várias direcções de pressão criar diferente rocha metamórfica . Pressão de ser enterrado no subsolo profundo e pressão causada por placas tectônicas colidem frontalmente subterrâneo muitas vezes faz com que o metamorfismo regional, onde as rochas por uma vasta área são metamorfoseados . Pressão ao longo das linhas de falha onde as placas tectônicas deslizam umas sobre as outras em direções opostas causa metamorfismo dinâmico. Metamorfismo dinâmico é quando as rochas localizadas são alteradas por deformação , geralmente como resultado de alta pressão, mas fogo baixo.
Conteúdo Fluid
Como o rock começa a compactar , fluido nas rochas está lentamente empurrado para fora da rocha. Quanto mais fluido da rocha perde mais se metamorfoseia e mudanças . Isso também pode afetar rocha que está a inverter o seu processo metamórfico , conhecido como metamorfose retrógrada. Metamorfose retrógrada acontece quando a pressão eo calor são reduzidos devido a eventos como a erosão. Como a rocha começa a vir à tona e o calor ea pressão diminuir a transformação do rock inverte . Quanto mais fluido da rocha perdida durante o processo de metamorfose original menos provável o processo de metamorfose irá inverter . Embora mesmo uma rocha ainda contém uma grande quantidade de seu conteúdo fluido original, ele não é possível para uma rocha metamórfica de reverter completamente para trás da rocha original , de acordo com o site da James Madison University.
Tempo
As reações químicas que causam certos minerais e cristais para aparecer na rocha durante o processo metamórfico levar um longo tempo . Segundo o site da Universidade de Tulane , quanto mais tempo uma rocha passa pelo processo de metamorfose maiores os cristais minerais são . Rocha metamórfica que contém minerais de granulação grossa , muitas vezes submetidos a um processo metamórfico longo , possivelmente milhões de anos.