A maioria dos cristais na Terra são encontradas em áreas onde o interior fundido da Terra foi capaz de esfriar. Durante este processo de arrefecimento , o magma ou a lava pode cristalizar. A mistura de minerais na rocha fundida , bem como a temperatura e a pressão que se encontra exposto, determinar qual o tipo de cristais são formados . Estes são tipicamente encontrados perto de vulcões , pontos quentes ou fronteiras tectônicas.
Rochas sedimentares
Os cristais formados em rochas sedimentares são completamente diferentes em suas origens do que em rochas ígneas . Dissolução é um componente-chave da formação de cristais , particularmente no carste , ou caverna carbonato, ambientes. Dolomite , calcário e mármore são todos bedrocks carbonáceos e são facilmente dissolvida pelo ácido carbônico produzido pela mistura de águas pluviais com dióxido de carbono atmosférico . Quando estes minerais cair da solução, eles muitas vezes se reorganizar em padrões organizados , criando as características formações da caverna cristalina de estalactites e estalagmites .
Ice
por peso , a segunda mais abundante cristais na Terra estão no calotas polares , geleiras e permafrost . Água sólida é cristalina e pode assumir a forma de neve, granizo , placa de gelo, geleiras ou permafrost , dependendo das condições de sua formação.
Biosfera
Os cristais podem ser feitos pelos animais . Aragonita é sintetizada pela maioria dos moluscos para produzir suas conchas protetoras. Animais vertebrados evoluíram para produzir hidroxiapatita , ou mineral óssea , em seu lugar. Hidroxilapatite torna -se 50 por cento do peso do esqueleto . Às vezes, a produção de cristal é patogênica. Metabolismo de purina em animais pode também resultar na produção de cristais de ácido úrico . Infelizmente , os elevados níveis de cristais de ácido úrico em seres humanos estão correlacionados com a doença a gota . Cristais de oxalato de cálcio , por vezes agregados nos rins , formando pedras nos rins doloroso.