Intemperismo é um processo natural que decompõe montanhas e rochas individuais em pequenas partículas minerais . É parte do fenômeno da erosão. As rochas que são formadas tanto sob a superfície da Terra no seu manto são expostos a diferentes condições na superfície do planeta . Estas forças da natureza se desintegrar rochas em minerais estáveis ou levá-los a se transformar em diferentes minerais. Superfície intemperismo transforma rocha sólida em solo e também é responsável pela movimentação do solo ao redor .
Mecânica intemperismo
intemperismo mecânico é a quebra física abaixo de rochas em pedras menores de a mesma composição química . Este tipo de desgaste ocorre pelas ações abrasivas de grãos trazidos pelo vento ou pela água de areia ou outras partículas minerais duros. Ice divide rocha por um processo chamado de geada cunha . Água escoa em rachaduras e fissuras , em seguida, rachaduras na rocha quando se expande após o congelamento . A rocha esfolia em folhas ou folhas que se dividiram ao longo articulações paralelas ao chão.
Intemperismo químico
intemperismo químico ocorre quando as rochas são dissolvidas ou decomposto por reações químicas . As reacções de produção de partículas de pedra de menor dimensão com maquiagem químicas modificadas . Um bom exemplo de intemperismo químico é quando a água da chuva ácida ligeiramente reage e dissolve rochas carbonáticas , como calcário, dolomita e mármore. Oxidação ou reação com o oxigênio é outra causa de degradação rock. Hidrólise e hidratação são outros tipos de química de quebra de rocha o intemperismo causado por reações de troca entre íons de água e minerais.
Biológica intemperismo
intemperismo biológico é quando os organismos vivos ajudar a quebrar rocha em sedimentos ou solo. Árvore e as raízes das plantas que crescem em juntas e fissuras da rocha enfraquecer e causar a pedra para dividir ao longo de suas costuras. Intemperismo biológico acontece através de meios químicos e físicos. Ácidos produzidos por líquenes, fungos e microorganismos gravar e lentamente quebrar rock. Orgânica em decomposição libera detritos de carbono que reage com os gases atmosféricos e água para criar ácidos carbônicos que decompõem pedras e pedregulhos .