A criação do magma depende do gradiente geotérmico : a mudança de temperatura da Terra com a profundidade ou pressão. Sob as condições de temperatura e pressão adequadas, pedras derretem em um líquido que, combinado com cristal e gases dissolvidos, cria magma. Esta substância fluxo quente , que varia em temperatura de 650 a 1.200 graus Celsius , pode ser uma força poderosa , altera a estrutura da crosta terrestre e forma novos tipos de rock.
Fluxo de lava e erupção vulcânica
Magma é menos denso que a rocha circundante , portanto, ele sobe através de fissuras e aberturas na terra . Alguns magma atinge a superfície e escorre para fora gradualmente , formando o fluxo de lava. No entanto , o magma pode tornar-se presa de espessura quando a pressão acumula-se por baixo da crosta , resultando em uma erupção violenta . Quando erupções ocorrem em grandes vulcões íngremes , pedras e outros detritos ao longo da encosta tornar-se instável , resultando em uma avalanche. Movimento de toda a base de rocha por um declive é chamado de um deslizamento de terra . Avalanches e deslizamentos de terra transformar radicalmente as estruturas da rocha de uma área.
Ígneo Formação
Magma criado por calor geotérmico pode ser extrudado ( expulso ) sobre a superfície da terra , como acontece com uma erupção vulcânica , ou pode tornar-se preso em pequenos bolsos abaixo da crosta terrestre . Nestes casos , o magma arrefece e um processo de cristalização gradual forma uma massa sólida , conhecida como rocha ígnea . A taxa de resfriamento determina as propriedades do novo rock : . Resultados resfriamento lento em cristais maiores Formação
Rocha Metamórfica
Outra fonte de calor geotérmica, o movimento da tectônica placas , afeta drasticamente a formação rochosa . O atrito entre as placas em movimento faz com que não só o calor intenso, mas uma enorme pressão sobre as rochas nas fronteiras de placas. Quando os átomos dos minerais que formam rochas ígneas ou sedimentar são expostas a este calor e pressão, reorganizar , libertando iões (partículas atómicas carregadas) e assumindo uma estrutura mais estável . Desta forma, o calor geotérmico altera a estrutura molecular básica de rochas.