Quais são as causas de intemperismo biológico

? Intemperismo biológico é uma das três formas de intemperismo. Através de intemperismo , rochas e solos são reduzidas a fragmentos progressivamente menores. Intemperismo biológico refere-se à ação de plantas, animais e bactérias. Intemperismo biológico pode incluir uma forma de intemperismo químico desde os organismos que respiram produzem ácidos e sais. Ao abrir fissuras na rocha , que vivem criaturas expô-la a um aumento de intemperismo físico, água e gelo. Quelação e carbonatação

A quelação ocorre quando substâncias orgânicas ( quelatos ) produzidos por organismos vivos corroer superfícies rochosas . Eles fazem isso através da remoção de íons metálicos . Por sua vez, as plantas absorvem estes íons como nutrição . As reacções químicas que ocorrem durante a absorção de acidificar o solo circundante . Acidez acelera a corrosão do rock. A carbonatação é a ação de carbonatos sobre minerais. Os carbonatos são mais prevalentes em que os organismos vivos são respirando , produzindo dióxido de carbono. Misturado com água da chuva, o dióxido de carbono respiratório produz ácido carbônico . Este dissolve o conteúdo de rochas cálcio. Calcário, mármore e giz tudo se dissolver na água ácida.

Líquenes
Líquenes corroer superfícies rochosas .

Os líquenes são os principais colonizadores de superfícies rochosas . Líquenes causar intemperismo de quatro maneiras principais . Primeiro, há a penetração física por , raiz -como cabelos finos - hifas e rhizines . Líquenes em seguida, remover nutrientes da pedra, adicionando a sua deterioração. Depois, há danos causados ​​pelo estresse causado quando os líquenes inchar e contrair em reação à umidade e temperatura. Criação de um micro- clima úmido envolvendo o rock, líquenes exacerbar intemperismo químico e físico. Para além de sais orgânicos e ácido carbónico , muitos líquenes produzir ácido oxálico . Este dissolve o carbonato de cálcio dentro do rock - condicionamento da superfície - . E depósitos de oxalato de cálcio , alterando a composição química das rochas
Plantas
Plantas encontrar um ponto de apoio na rocha contribuir para dividir.

As plantas podem crescer em pequenas fissuras nas rochas . Raízes em expansão estender essas rachaduras e causar novas fissuras . Esta acção de divisão de rochas pela expansão é causada não só pelo crescimento e pela embebição - o inchaço de materiais como absorvem água. Sementes de inchamento com água antes da germinação de exercer forças de muitas libras por polegada quadrada . Raízes crescendo sob rocha ou estruturas feitas pelo homem pode causar pressão para cima, criando rachaduras e elevação. Até mesmo as plantas pequenas, macias têm o poder de surpreender , empurrando seu caminho através pavimentos. Sombra de plantas , a acção de raízes e a presença de material vegetal morto todos aumento de retenção de água pelo solo . A presença de água contribui para intemperismo físico e químico . Respiração por raízes e troca iônica durante a alimentação acidificar condições , aumentando a carbonatação.
Animais
buraqueira animais dano rocha e deslocar solo.

Animais de escavação em busca de desalojar alimento, deslocar e fragmentos de rochas. A atividade humana - escavação , escalada e caminhada - Do mesmo modo impactos na paisagem. Bioturbação é o movimento e mistura de sedimentos por qualquer animal cavando - moles , abelhas tunelamento ou worms. Buraqueira pode mover e elevar pedras , expondo-os ao intemperismo pelo vento, chuva ou água do rio. Chato em rocha , de xisto ou de lama falésias , amêijoas piddock são uma importante causa de erosão costeira. De acordo com o Instituto de Ecologia da Holanda , toda a superfície de um fundo de areia passa através dos intestinos de lugworms a cada dois meses .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]