Cientistas usam fósseis para mostrar como os seres vivos mudam ao longo do tempo. Eles olham para recursos compartilhados em fósseis , e agrupar esses organismos juntos. Por exemplo, se agrupam todos os fósseis com vértebras e cérebros, e em que grupo eles criam um subgrupo que é todos os animais com quatro patas. Cientistas usam fósseis para comparações. Quando duas espécies semelhantes são encontrados , o que dá uma visão sobre a história evolutiva destes organismos . A soma dos fósseis é chamado o registro fóssil . Com este registro, as relações entre os seres vivos atuais e antigos são mostrados.
Fósseis Índice
Os fósseis de alguns organismos são fáceis de identificar . Estes mesmos fósseis são encontrados em todo o mundo , indicando que esses organismos viveram em uma grande área geográfica. Ele é especialmente útil quando um organismo existiu por um curto período de tempo geológico em relação à quantidade de tempo as coisas vivas ter existido. Os restos fossilizados desses organismos especiais são chamados fósseis-índices e servem como marcadores de tempo . Quando um fóssil índice encontra-se em uma camada de rocha sedimentar e cientistas a encontrar um novo fóssil na mesma camada , eles são capazes de determinar o tempo relativo este novo organismo viveu por causa da proximidade .
A explosão cambriana
O registro fóssil revela surpresas. A evolução pode avançar rapidamente. Os fósseis são usados para contar a história da explosão cambriana , que começou 545 milhões anos atrás. Neste momento , um grande número de organismos complexos apareceu na Terra . O tamanho dos animais e também alterado radicalmente de menor para os organismos muito maiores . Os fósseis são usados para mostrar essa explosão . O registro fóssil revela que, em um período relativamente curto de tempo geológico - 10000000 anos - uma base formada para os seres vivos mais complexos encontrados na Terra agora
Extinção
.
de repente e sem razão, números de massa de organismos desaparecem do registro fóssil. Os fósseis são usados para rastrear eventos de extinção na história da Terra. Estimativas indicam que 99 por cento de todas as espécies que já viveram na Terra estão extintas . Os animais extintos mais estudados e famosos são os dinossauros. Os fósseis são usados para documentar os padrões de extinção . O show registro fóssil da Terra recupera muito lentamente a partir de um evento de extinção . Atualmente, os organismos vivos da Terra estão se extinguindo em um ritmo rápido . O registro fóssil ajuda os cientistas a prever o que esta extinção em massa vai significar para a Terra no futuro.