Aplicar um teste de dureza para determinar a densidade de sua pedra . Um rubi natural é avaliado em uma média de 9,0 na escala de Mohs , o que significa que os rubis são muito difíceis . A única pedra mais difícil do que um rubi natural é um diamante , que classifica a 10 na mesma escala . Rubies podem ser danificados , no entanto, é improvável que um rubi natural será riscado facilmente . Um teste simples pode ser realizado usando um kit de teste de mineral que pode ser comprado de muitos varejistas on-line para tão baixo quanto $ 10 .
2
Esfregue o rubi sobre a superfície de vários bares de teste mineral, a partir de sete . Um verdadeiro rubi deve ser capaz de riscar todas as barras de teste , exceto para número 10 Se a pedra não pode riscar acima bar seis, você poderia estar a olhar para o vidro. Se a pedra não pode riscar acima de oito , você pode estar olhando para topázio tratado termicamente .
Lembre-se de esfregar a pedra sobre a haste de teste mineral , e não o contrário , porque você quer riscar a haste , e não o pedra.
3
Segure o rubi para uma luz brilhante e examiná-lo de perto. Uma falha comum em rubis sintéticos é o aparecimento de bolhas de gás . Estas são causadas por excesso de oxigénio produzido durante o processo de fusão . Alguns podem ser suficientemente pequenas para serem detectáveis a olho nu , mas visíveis bolhas maiores também podem formar . Enquanto rubis naturais ocasionalmente conter essas inclusões , é extremamente raro.