meteoritos lunares são rochas que foram ejetadas da lua por meteoritos que atingem a superfície da lua . Meteoros atingiu a lua a cada dia, de acordo com a Universidade de Washington em St. Louis, mas meteoritos lunares são raramente encontrados na Terra. A maioria dos meteoritos lunares encontrados têm sido brechas . Os cientistas pensam que as suas composições químicas pode ser mais um indicativo de rochas típicas da lua do que amostras recolhidas nas missões Apollo e Luna , de acordo com a Universidade de Washington em St. Louis. Isso ocorre porque as missões têm todos desembarcaram em uma pequena área na Lua perto do lado , e muitas vezes se concentrou em áreas geologicamente " interessantes" que são pensados para ser atípica da lua como um todo.
breccias
breccias são rochas compostas formadas a partir de outros tipos de rochas . Eles são as rochas mais comuns na superfície da Lua , segundo a Nasa. A maioria das brechas lunares são os agregados de detritos gerados pelo bombardeio de meteoritos nas antigas montanhas lunares , de acordo com a NASA. Algumas das amostras recolhidas pelas missões Apollo foram datados 3,9 bilhões anos de idade.
Basaltos
basaltos são rochas vulcânicas formadas por lava rápido arrefecimento em um superfície do corpo planetário. Na Terra eles são comumente encontrados em áreas de alta atividade vulcânica. Os locais de pouso das missões Apollo foram limitados a moderadamente - de crateras, manchas planas , que geralmente se revelaram fluxos de lava , de acordo com a NASA. É por isso que muitas das amostras de rochas coletadas foram basaltos . A maioria dos basaltos coletados foram ricos em ferro e titânio.
Anortositos
anortositos são rochas ígneas de luz composto quase inteiramente de plagioclásio . Eles são as rochas mais antigas na Lua e parecem ter formado quando feldspato cristalizado e flutuou para o topo de um oceano de magma global que rodeava a lua logo após formados, de acordo com a Planetary Science Research Discoveries .