escultores escolheram bonito e durável mármore para suas melhores obras de arte por milhares de anos . Painéis de The Taj Mahal esculpidas em pedra, os mármores de Elgin do Parthenon e imponente estátua de David de Michelangelo exemplificar a versatilidade do mármore. Marble esculpe facilmente e resiste quebra, adequando -o bem para as belas artes ou escultura decorativa. A versão metamórfica de calcário e calcita depósitos sedimentares , o mármore ocorre naturalmente em branco, rosa , verde, cinza, marrom e preto, dependendo dos outros minerais presentes durante a sua formação . Escultores freqüentemente escolher mármore branco para as representações da forma humana porque o seu fraco translucidez dá a pedra fria a aparência de carne viva .
Alabaster
Alabaster não se refere a um único tipo de rocha , mas para qualquer um de uma série de minerais que partilham a sua característica de cor pálida , suavidade e translucidez luminosa . Gesso e calcite representam a maioria da antiga alabastro estatuária . Os minerais são suaves o suficiente para que as ferramentas de cobre maleáveis os antigos egípcios poderiam facilmente trabalhá-los em formas decorativas . Escultores raramente usado alabastro para peças maiores , porém, como a sua suavidade tornou propensas a danos . Em vez disso , os artesãos usaram principalmente para pequenos objetos domésticos, como frascos de cosméticos e inlays translúcidas para Windows.
Arenito
construtores de Angkor Wat trabalhada a cidade do templo de milhares de toneladas de arenito.
O arenito rocha sedimentar esculpe tão prontamente que mesmo erosão eólica funciona, em formas fantásticas . Escultores primeiros e pedreiros descobriram que fazer blocos de arenito e esculpindo -os em baixos-relevos permitiu-lhes construir imponentes estruturas cobertas com formas esculpidas . O complexo do templo de Angkor Wat é composto de arenito esculpido . Esculpir em arenito requer pouco esforço , mas produz resultados finamente detalhados .
Calcário
Embora este progenitor de mármore é mais suave do que seus metamórficas relativos, calcário ações sua característica falta de estrutura cristalina e grande variedade de tons naturais . Uma das mais antigas estátuas de pedra calcária é a 5000 -year-old Guennol Lioness , mas escultores modernos estão produzindo novas estátuas de pedra calcária diária. Facilmente esculpida e capaz de resistir a golpes afiados , sem fratura , rocha calcária permite aos artistas a liberdade para criar curvas elegantes e linhas nítidas .
Granite
O granito é uma pedra resistente , mas difícil de esculpir .
o granito é uma rocha ígnea com uma textura variada , mas nenhuma estrutura global cristalina. Pesado e difícil de trabalho , granito faz uma base duradoura para a estatuária que escultores antigos usado para importantes estátuas religiosas, políticas e funerárias . Área natural de granito de cores incluem cinzas , verdes, vermelhos e negros , com ênfase em cores mais escuras. Artesãos antigos usaram granito escuro por figuras sombrias , como a deusa egípcia da destruição , Sekhmet . Escultores modernos acham que a sua gama de cores sombrias se adapte a pedra pesada para estatuária funeral e sepultura escultura. Moai famosos
Basalto
da Ilha de Páscoa representam os antepassados honrado.
Como granito , basalto é uma rocha ígnea . Ao contrário de granito , suave de grãos de basalto é uniformemente escuro e geralmente sem cristais visíveis . Artesãos podem polonês , pesada pedra preta para um brilho acetinado , como escultores egípcios fizeram em suas esculturas de deuses, deusas e faraós . Outros artistas optar por deixar a pedra preto fosco e cru, como os escultores de poucos moai basalto na Ilha de Páscoa fez.