Shatter cones são formações rochosas em forma de cone . De acordo com a Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Guelph , no Canadá , quebrar cones pode ser tão pequena quanto 2 cm ou tão grande quanto 2 metros de altura. O Guia do Instituto de Ciência Planetária da Explorer para Crateras de Impacto afirma que sua largura varia de 1 cm a 5 metros. Eles apresentam linhas de fratura convergente distintas, que o Guia do Explorador descreve como semelhante a um rabo de cavalo.
Formação
Shatter cones são o resultado de extrema pressão . Segundo o site Estruturas Ernstson Claudin de impacto , eles exigem entre 2 e 20 gigapascals de pressão para formar . O Guia do Explorer para Crateras de Impacto afirma que o mecanismo exato de formação despedaça- cone não é conhecida, mas o que se sabe é que uma extrema pressão fará com que uma onda de choque . Esta onda de choque , por sua vez , fazer com que o rock a fratura , criando um cone quebrar .
Causas
O Guia do Explorer para Crateras de Impacto explica que despedaça cones podem ser criadas naturalmente ou artificialmente . Eles podem ser criados naturalmente por um meteorito atinge a superfície da Terra. Quando o meteorito atinge a superfície da rocha , as causas de extrema pressão quebrar cones para se formar. Shatter cones podem ser criadas artificialmente com uma explosão nuclear. Isso ocorreu pela primeira vez em 1959, durante uma explosão nuclear submarina.
Importância
De acordo com caçador meteorito Geoffrey Notkin , quebrar cones dar aos pesquisadores uma visão sobre a história. Meteoritos são ricos em ferro , para que eles se decompor e desaparecer ao longo do tempo . Shatter cones são feitos de rocha sólida, para que eles possam durar por um bilhão de anos. Isso permite aos pesquisadores aprender sobre os impactos de meteoritos históricas , mesmo que o meteorito é muito longe.