A presença de cobre no solo em torno de um fóssil pode criar uma coloração azulada ou esverdeada . Isto é devido à oxidação do cobre que toma o lugar de compostos orgânicos na fóssil . Assim como uma panela de cobre oxida quando exposto ao ar , assim também será a de cobre contendo fósseis oxidar a uma cor azul esverdeada.
Cobalt
O cobalto é um mineral que tem sido utilizada desde tempos imemoriais para conferir uma tonalidade azul ou roxo para corantes para tecidos e cerâmica. Assim como o cobalto pode tingir o linho, a sua presença em um fóssil lhe dá uma cor azul ou roxo. O cobalto é naturalmente azul , mas torna-se uma cor púrpura quando expostos ao cloro mineral . Este mesmo efeito é visto em fósseis expostos a ambos os compostos .
Manganês
O manganês é um mineral com um tom rosa natural. Quando um fóssil é depositado no solo e deixado lá por milhares de anos, os compostos orgânicos são substituídos pelos minerais encontrados no solo. Se o solo contém manganês, o fóssil pode ganhar uma tonalidade rosa , ou uma cor desbotada off-white .
Silica
A sílica é um composto com um natural branco cor -gray . A sua presença em conjunto com outros minerais podem criar fósseis que variam de cor de um quase branco brilhante para variações desbotadas de outras cores , tais como um azulada branco quando um fóssil é exposta a ambos sílica e cobalto .
Enxofre
O enxofre é freqüentemente presentes em solos e estratos onde os fósseis foram encontrados. Este composto possui uma cor branco-amarelada e descolore os fósseis que estão expostos a ele nesse sentido.
Óxido de ferro
Ferro fósseis expostos ao óxido são , provavelmente, o mais comumente encontrado colorido fósseis. Sua tonalidade marrom-avermelhada parece ferrugem porque o óxido de ferro é a ferrugem. Ferro no solo é absorvida pelos fósseis , que , em seguida, para todos os intentos e propósitos ferrugem quando expostos ao oxigênio , assim como um pedaço de ferro faria.