As safiras são mais comumente usados na fabricação de jóias para criar anéis, colares e pulseiras. Gemas individuais são facetada, polida e definir em uma montagem para mostrar a sua corte, cor e brilho. Alguns safiras são colocados através de um processo de tratamento térmico especial para melhorar e clarear a cor natural da pedra . A maior safira esculpida natural do mundo é a safira milênio , que pesa 12,3 kg e tem uma gritante 61.500 quilates.
Substrato
Sapphire é usado como substrato em alguns celulares .
bolachas finas de safira são utilizados como substrato , em circuitos de alta frequência . Safiras artificiais são colocados dentro do circuito para ajudar a absorver e remover o excesso de calor gerado pela corrente eléctrica . Substratos de safira são chamados de chips de SOS ou silício sobre safira. Os chips SOS são usados em ambos os itens analógicos e digitais, incluindo sistemas de comunicação via satélite , computadores e LEDs.
Coletores de partículas
Safiras têm níveis extremamente baixos de impurezas .
discos de safira são usadas pela NASA para coletar partículas no espaço. Diamantes , ouro e de silício são combinados com a safira , que é fixada no exterior da nave espacial . As pedras preciosas coletar informações de partículas do espaço exterior , que podem então ser analisados de volta na Terra. Vários tipos diferentes de pedras preciosas são usadas porque cada um tem individualmente atraindo propriedades; safiras são utilizados para a sua capacidade de atrair néon e hélio.
Abrasivos
Sapphire flocos irá aumentar a força de brocas de metal.
Por causa de safira de extrema resistência e durabilidade , ele é usado como uma substância abrasiva. Flocos minúsculos de safira são combinados com metal fundido para criar super forte brocas e ferramentas de tomada de jóias . Estas ferramentas podem ser usadas para cortar , faceta , broca ou outras pedras preciosas polonês que têm uma classificação inferior a 8 na escala mineral de Freidrich Moh de dureza.