O calor desempenha um papel importante no movimento das placas tectônicas . Profundidade sob a superfície da Terra, o mais próximo do núcleo de obter o mais quente da terra. Este calor faz com que certas camadas de rocha macio e maleável , que no extremo aparece como magma , mas ainda longe de vulcões o calor faz com que o solo macio , permitindo que as placas tectônicas a flutuar lentamente .
Pressão
o calor não é suficiente, por si só , para manter as placas tectônicas em movimento subterrâneo. A pressão também desempenha um papel importante . O calor ajuda a manter o solo maleável ao mesmo tempo, trabalhar com pressão. Semelhante à forma como apertar um tubo de pasta de dente no meio vai forçar a pasta de dente da frente , este tipo de pressão também é aplicado a placas tectônicas para mantê-los movendo-se no subsolo, mesmo que normalmente está em um rastreamento lento.
astenosfera
o nome dado ao solo maleável suave que as placas tectônicas flutuam sobre é astenosfera . Pense neste chão, como fusão de plástico macio , por isso não é natural para permitir que as placas se mover facilmente , mas ele ainda pode ser movido com o calor ea pressão suficiente. Sem a terra maleável mais suave, o calor ea pressão não importa, porque as placas tectônicas não teria como se mover.
Earthquakes
Muitas vezes as placas tectônicas pode deslizar por sem contato, ou o contato é tão leve que o terremoto resultante é nada, mas menor agitação ou vibrações. No entanto, quando duas grandes placas tectônicas colidir com o outro, eles podem causar um terremoto gigantesco . Este tremor normalmente acontece quando há um solo irregular entre as duas placas , então ao invés de apenas deslizar por um outro desliza rapidamente e se choca contra a outra.