Dos três tipos de rochas ígneas , metamórficas - e sedimentar - apenas rochas sedimentares contêm fósseis . Estes tipos de rochas formam ao longo de milhares e milhões de anos . Como peças de sedimentos , ou seja, pedaços minúsculos de terra, são erodidos pela água ou pelo vento, que se depositam no fundo dos rios e lagos, onde são compactados em rochas. Ao longo de milhões de anos, a pressão faz com que as peças de sedimentos para formar pedras.
Calcário
Limestone , um tipo de rocha sedimentar, é eficaz na preservação de fósseis e fósseis permanece. Por exemplo, uma caverna de calcário perto de Chicago continha um tesouro de fósseis . Alguns dos fósseis remontam mais de 310 milhões de anos. Calcário forma tipicamente em águas marinhas que são rasas , calmas e quentes , o que os torna ideais para a preservação de conchas e fragmentos de conchas , porque é nessas águas onde os organismos que são capazes de formar conchas de carbonato de cálcio prosperar.
Shale
Shale , um tipo de rocha sedimentar, preserva a forma de formas de vida mortos . Como formas de vida resolvida no desenvolvimento de xisto, rochas de grão fino e sedimentos assentados e em torno das formas , criando uma espécie de molde da forma de vida morta. Por exemplo, o Burgess Shale , em Alberta , no Canadá inclui fósseis do início até período de meia- Cambriano ; a maioria dos fósseis aqui são de animais que não têm esqueletos rígidos , indicando que o processo de fossilização tinha que ter ocorrido rapidamente, como tecidos moles se decompõe mais rapidamente que continua difícil .
Arenito
arenito , um tipo de rocha sedimentar, não geralmente incluem como muitos fósseis como calcário e xisto por causa de seus grãos grosseiros , que não retêm as impressões fiéis de formas de vida em decomposição . No Arizona, por exemplo , arenito capturado os restos de formas de vida de mais de 175 milhões de anos atrás ; os fósseis incluem fósseis de esqueletos de vertebrados, espécimes Moab e depósitos de água doce.