magnetite é um minério de ferro do tipo que atrai certos metais , tais como ferro , níquel e cobalto . É o mineral mais comum magnético . A quantidade e distribuição de minerais magnéticos dentro de uma rocha , mais o tamanho e forma das partículas magnéticas determina a potência da força magnética da rocha . Minúsculos cristais de magnetita , um óxido de ferro mineral, pode ser encontrado em rochas ígneas, sedimentares e metamórficas . Lodestone é uma forma de magnetita que é um imã natural.
Rochas ígneas
As rochas ígneas geralmente contêm pelo menos pequenas quantidades de magnetita . As rochas ígneas formam após as erupções vulcânicas , quando a lava esfria e se torna sólido. Durante a cristalização de rochas ígneas, formas de magnetita na lava derretida. Estas partículas magnéticas se alinhar com o campo magnético da Terra. Basalto e obsidiana dois tipos de rochas ígneas .
Rochas sedimentares
As rochas sedimentares são geralmente nonmagnetic a menos que eles contêm uma elevada proporção de magnetita . As rochas sedimentares formam quando partículas soltas chamados sedimentos tornam-se compactado e endurecer em camadas ao longo do tempo . Arenito é um exemplo de uma rocha sedimentar . Às vezes sedimento contém cristais de magnetita . A magnetita conserva as suas propriedades magnéticas quando as formas de rochas sedimentares e dá-lhe propriedades magnéticas .
Rochas metamórficas
Rochas metamórficas se formam quando rochas ígneas, sedimentares ou mesmo outras rochas metamórficas sofrem alterações físicas ou químicas. As alterações são estimulados pelo calor intenso ou pressão, ou a ação química de líquidos quentes ou gases . Quartzito e mármore são exemplos de rochas metamórficas . Magnetita pode ocorrer em rochas metamórficas formadas a partir de rochas sedimentares que contêm ferro. Magnetita pode formar durante as reações químicas que ocorrem na formação de rochas metamórficas . A presença de magnetita em rochas metamórficas lhes dá propriedades magnéticas .