Olivina representa um grupo de minerais estreitamente relacionadas , a série faialite - forsterite , que são classificados de acordo com a proporção de ferro para magnésio nos cristais . Diferentemente da maioria dos outros silicatos máficos , olivina não contém alumínio em sua estrutura cristalina . Cristais de olivina variar na cor de verde-amarelado a preto-esverdeado , com exemplares marrom-avermelhada raras. A dureza mineral é de 6 a 7 1/2 Uma forma jóia de olivina, peridoto chamado , é a pedra agosto.
Piroxênio Grupo
As pryoxenes são mais quimicamente complexo de olivina , incluindo uma ampla gama de elementos vestigiais , bem como magnésio , ferro e alguns alumínio . Os membros do grupo Piroxênio têm uma dureza de 6 forma a meia 7 Piroxênios em uma vasta gama de cores que dependem frequentemente oligoelementos incluídas nos cristais . Diferentemente da maioria dos minerais máficos escuros, cristais de piroxênio spodumene lítio- rolamento (também chamado kunzite ) pode ser rosa ou lavanda.
Anfibólio Grupo
Os anfibólios são uma família de minerais de silicato mafic que , além de ferro e magnésio , contêm quantidades variáveis de alumínio , de cálcio e água . Eles são a única hidratado , ou pelo aqüífero , mafic mineral. Muitos anfíbolas também conter pequenas quantidades de outros elementos , tais como lítio , sódio ou de manganês . Anfibólios normalmente crescem para formar cristais , longas e finas em forma de agulhas ou prismas e são quase sempre verde escuro ou preto. O anfibólio mais comum é a hornblenda mineral.
Plagioclase feldspatos
Os feldspatos estão entre os minerais mais comuns entre as rochas ígneas . Existem dois tipos de feldspato : um feldspato rico em potássio chamado ortoclase que é um mineral felsic , e uma variedade mafic chamado plagioclase . Cristais plagioclásio são geralmente prismática , em blocos ou tocos e cinza para branco sujo na cor. As faixas de minerais a partir de uma versão rica em sódio chamado albita para uma versão rica em cálcio chamado anorthosite .
Ocorrência
Os minerais máficos ocorrem em rochas ígneas escuras, como basalto ( grão fino ) e gabro ( granulação grossa ) . Cristais dispersas , particularmente de horneblende ( um anfibólio ) pode ser encontrado com minerais mais félsicas em rochas ígneas de cor clara , como granito e riolito . Há casos raros de rocha inteiramente compostos de olivina , chamados dunito ; ou de piroxênio , chamado pyroxenite .