Que métodos foram utilizados até à data as rochas mais antigas ?

A ciência da datação de rochas tem se expandido muito nos últimos anos com o aumento da pesquisa. Em termos gerais , os cientistas datar rochas , tanto em termos relativos ou absolutos . A data relativa diz o cientista quantos anos a rocha é comparado a outras rochas ao redor, enquanto datação absoluta dá uma idade específica , embora a data não é necessariamente exata ou precisa. Datação relativa

Quando os cientistas datar rochas relativamente , eles usam fatos geológicos para comparar rochas e deduzir idades relativas a partir deles. Assim , por exemplo , se uma camada de rocha é inferior a uma outra camada , em seguida, o cientista sabe que a camada inferior é mais velhos . Além disso, se o cientista encontra um fóssil ou outro artefato com uma data conhecida , o cientista pode usar essa informação para datar rochas. Portanto, se em uma camada específica da rocha , ele encontra um fóssil de um dinossauro que viveu apenas 14-15000000 anos atrás, ele sabe que as rochas acima dessa camada são mais jovens do que 14-15000000 anos e as rochas em camadas mais profundas são mais velhos .
datação radiométrica

a datação radiométrica é um termo geral para o tipo mais comum de datação absoluta . Em datação radiométrica , os cientistas usam fatos conhecidos sobre isótopos ou variações de certos átomos para datar rochas . Uma vez que alguns isótopos transformar -se naturalmente em diferentes isótopos ao longo do tempo , um cientista pode medir a presença destes dois isótopos para determinar a idade da rocha . Muitos tipos de átomos têm isótopos que os cientistas medem dessa maneira , incluindo o carbono , potássio e urânio.
Datação por radiocarbono

Muitas pessoas já ouviu falar de datação por carbono , que é uma forma comum de datação radiométrica . Este tipo de data radiométrico mede a presença do isótopo de carbono de carbono 14 , o qual se decompõe naturalmente em carbono 12 e carbono 13, ao longo do tempo . A datação por carbono tem um limite de idade efectiva de cerca de 60.000 anos, após o que a datação por carbono não pode dar informações precisas. Isso faz com que a datação por carbono útil para datar artefatos humanos , mas menos útil para datar as rochas mais antigas do planeta.
Potássio - argônio

Um tipo de datação por radiocarbono que oferece resultados muito melhores para rochas antigas é namoro potássio -argônio . O isótopo de potássio Potássio 40 irá decair naturalmente no argônio elemento 40 Porque argônio é um gás nobre , é pouco provável que tenha sido preso em uma rocha fora deste processo, tornando argônio um indicador confiável da idade da pedra. Este método datação radiométrica é mais útil para as rochas com mais de 100 mil anos desde rochas geralmente exigem , pelo menos, que muito tempo para recolher argônio suficiente para medir .

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]