Como o próprio nome indica , arenito é composto por grãos de areia que foram compactados com o tempo em rock. Formas de arenito onde depósitos de areia são comuns , incluindo praias atuais ou antigos , desertos, deltas e planícies de inundação . Muitas vezes depositado junto com esses grãos de areia são os restos de vida animal e vegetal . Arenito, no entanto, geralmente é muito granulado para preservar qualquer, mas o mais grosseiro de impressões fósseis.
Shale
Apenas lama virou pedra , o xisto é composto de pequenos pedaços de argila , mica e areia depositada pela água e gradualmente endurecido em uma rocha que é muito mais suave do que o arenito. O xisto partículas mais minúsculas que formam conformar mais fiel às depressões e cristas de restos orgânicos e seus traços , incluindo pegadas de animais e tocas , preservando, assim, um fóssil mais detalhada . Shale , por vezes, inclui evidência fossilizada de partes moles do corpo , e não apenas os restos mortais encontrados em outras rochas sedimentares . Algumas descobertas mais famosas de fósseis preservados em xisto incluem aqueles excepcionalmente detalhadas encontradas no site do Burgess Shale de Alberta , no Canadá , eo site da Green River Shale em Wyoming e Utah.
Limestone
Embora classificado como uma rocha sedimentar , o calcário pode formar quimicamente dos precipitados de carbonato de cálcio em água doce e marinha e da evaporação da água que produz estalactites e estalagmites em cavernas ; no entanto, o tipo mais comum de pedra calcária e aquele que contém o maior número de fósseis , é às vezes chamado de calcário " biológico " . Um compósito endurecido de pequenos pedaços de algas, corais , conchas e matéria fecal , formas de calcário biológicas em águas marinhas rasas. Os depósitos de calcário em Solenhofen , Alemanha, são famosos por fósseis excepcionalmente preservados de vida do período Jurássico.
Coal
Mesmo chamado de " combustíveis fósseis ", o carvão queimado para produzir energia hoje é composto de restos de plantas de milhões de anos atrás. As plantas morreram e acumulado em camadas grossas no fundo de pântanos , onde as águas privadas de oxigênio não permitem decadência normal. Os restos de plantas foi então enterrado sob camadas de sedimentos transportados para os pântanos , muitas vezes por córregos e rios inundados. O peso destas camadas enterrando gradualmente endurecido a restos de plantas em camadas de carvão . Em forma de pedra , o carvão é principalmente de enxofre e classificados de suave a mais difícil , como lignite , betuminoso e antracite. Impressões de estes espécimes vida vegetal há muito tempo , por vezes, são fossilizados nas rochas.