Embora areia é muito poroso , uma vez que é compactado e cimentado em rocha ele perde muito de seu espaço poroso . No entanto , as águas subterrâneas ainda pode ser transmitido através dela articulações e fraturas. Arenito pode ser muito grande desde camas de arenito pode se espalhar por áreas extensas. Muitos dos aquíferos de arenito nos Estados Unidos são incorporados em xisto e siltstone . Como resultado, a água nesses aqüíferos são considerados em estado confinado porque a rocha circundante é impermeável .
Calcário
O calcário é o tipo mais comum de carbonato aqüífero -RoCK . Muitos deles começam como depósitos em antigos ambientes marinhos, onde os sedimentos lithify e compacto. As fissuras e juntas em calcário são geralmente feitos como a rocha se dissolve lentamente em água ligeiramente ácida , deixando lugares para as águas subterrâneas a fluir. Às vezes, as cavernas são formadas que possam acumular água e se estendem por centenas de metros . Muitas vezes, as fissuras e juntas em calcário formam uma rede de conexão, aumentando ainda mais o fluxo de água .
Gravel
Gravel faz um bom aqüífero , pois é extremamente permeável e poroso . Os grandes pedaços de sedimentos criar espaços porosos significativas que a água pode viajar. Muitas vezes , o cascalho deve ser cercada por um tipo de solo menos permeável , como argila rica ou rocha impenetrável. Quando cascalho cimentos , no entanto , torna-se conglomerados e perde a sua permeabilidade.
Fraturado rochas vulcânicas
Em alguns casos, rochas vulcânicas fraturadas , como basaltos colunares , fazer bom aquíferos . Zonas de entulho cercam vulcões e consistem em partículas grandes , que, como cascalho , são muito porosa e permeável . A variação entre os sedimentos de rocha vulcânica resultam em grande parte do tipo específico de sedimentos, ea forma como ele foi expulso . Rochas piroclásticas têm alta permeabilidade e poros dilatados . Derrames basálticos são geralmente fluido e têm grandes poros que permitem a passagem da água .