Simplificando, datação relativa é o processo de datação de uma rocha ou fóssil baseado em onde ele está enterrado . Não é tanto sobre a medição de anos , pois é sobre montar uma linha do tempo. As pedras da terra pode ser encontrada em camadas denominadas camadas . Como camadas de sedimentos assentar ao longo do tempo , novas camadas resolver acima deles . Então, como você vai para baixo você encontrar estratos mais antigos , e um fóssil encontrado em estratos mais baixos da Terra é mais velha do que aquele encontrado vários estratos up . Isto é conhecido como o princípio da superposição .
Método
Enquanto datação relativa pode parecer simples o suficiente para fazer em uma única área , o verdadeiro desafio é aplicá-lo em todo o mundo . Este é o lugar onde o Princípio da Continuidade Lateral entra. Usando esse princípio , os geólogos podem vincular camadas uns aos outros se eles são separados pela distância. Datação relativa também conta com o Princípio da Sucessão faunística . Em suma, este princípio afirma que os fósseis encontrados em uma ordem específica em uma área previsivelmente permanecer nessa ordem em outro lugar. Isso expôs a maneira em que os fósseis se tornam mais complexas à medida que subir os estratos , a criação de um cronograma para a evolução.
Absolute Namoro
Enquanto datação relativa é usado para estabelecer uma ordem de acontecimentos , de datação absoluta ofertas inteiramente com a idade específica. A idade de uma rocha ou fóssil é estabelecida através da medição da quantidade de radioactividade no mesmo. Isso também é conhecido como a datação radiométrica . Físico britânico , Lord Rutherford, propôs a idéia em 1905 Na década de 1950 , a datação radiométrica foi considerada precisa e confiável.
Método
datação absoluta é fundada no conceito de decaimento radioativo . O princípio por trás dessa decadência é que os átomos de materiais radioativos são instáveis . Como resultado os átomos são gradualmente emitida e transformado em elementos mais estáveis . A taxa de decaimento varia de um elemento para outro , mas todos os elementos de decadência em seu próprio ritmo constante. A velocidade de decomposição é conhecida como a meia - vida , que é a quantidade de tempo que leva para o material para emitir metade da sua radioactividade em outros elementos . O material radioativo é chamado o pai, enquanto o material estável que se converte em elemento é chamado de filha. Por exemplo , o potássio se decompõem em árgon . O potássio é o progenitor , enquanto árgon é o elemento filha . A meia - vida do material é tomado em consideração . Em seguida, a quantidade do elemento pai é comparada com a do elemento filha.