A maior quantidade de níquel consumido vai para a produção de aço inoxidável. Aço inoxidável não corrói devido ao níquel contido na liga . De acordo com o Instituto de níquel , a produção de aço inoxidável requer dois terços da produção da indústria de níquel. O aço inoxidável é uma liga importante porque reduz drasticamente os custos de manutenção e reposição , devido à sua durabilidade. O níquel também é inserido milhares de outras ligas com muitas utilizações altamente especializados .
Catalisador
O níquel é usado como um catalisador , em algumas reacções químicas . A produção de óleo vegetal hidrogenado requer um catalisador de níquel para completar o processo . Nickel ajuda a transformar o óleo para um produto que vai durar mais tempo antes de estragar. O níquel é , em seguida, filtrada de modo a forma de um óleo puro é entregue aos consumidores . Os pesquisadores estão investigando a possível utilização de níquel em uma reação para gerar energia em células a combustível de hidrogênio.
Chapeamento
O níquel também é utilizado em um processo de galvanoplastia para aplicar uma camada de níquel por outros metais ou plásticos . Niquelagem torna um objeto perfeitamente lisa para que ele funciona bem em aplicações usinadas. O níquel também é utilizado como parte do processo de cromagem , fornecendo metais decorativos uma aparência brilhante e brilhante .
Outros aplicativos
Nenhuma menção de níquel seria completa sem mencionar o moeda que leva o nome do metal. Uma moeda real de níquel é feita a partir de 25 por cento de níquel , a outra peça de cobre a ser moeda . O níquel também é utilizado nos discos rígidos de computadores. Esta tem sido uma aplicação crescente devido à indústria de informática em expansão. É possível que este uso vai cair fora discos rígidos de estado sólido , como tornar-se mais comum.