As propriedades físicas únicas de água são os maiores contribuintes para o desgaste dos materiais na natureza. Como a água congela dentro de fendas e rachaduras , ele se expande , e é capaz de gerar energia suficiente para dividir ou crack rochas mais. A água da chuva também pode pegar outros produtos químicos na atmosfera ( chuva ácida ), que pode resistir quimicamente as superfícies das rochas.
Temperatura
temperaturas flutuantes alterar a velocidade das moléculas dentro da matéria, e os torna um pouco expandir com o calor, ou contrato com frio. Flutuação de temperatura consistente divide lentamente ligações químicas e cria fissuras e fendas em formações rochosas.
Vento
vento é capaz de pegar pequenos fragmentos de rocha e areia , o qual pode , em seguida, à força atingida e tempo outra superfície . A capacidade de resistência do vento é diretamente relacionada com a velocidade do vento, e do tamanho e densidade das partículas que podem transportar .
Biológicas
plantas , que evoluíram para crescer em superfícies duras , são capazes de colocar sistemas de raízes que pode resistir longe formações rochosas. Os líquenes , plantas semelhantes aos fungos ou algas , vivem especificamente em rochas e produzem ácidos e químicos derivados que as superfícies rochosas tempo .