Soufrière Hills é estratovulcão com uma cúpula de lava, típico de um vulcão subducção formado pela subducção da placa tectônica atlântica sob a placa do Caribe . O vulcão é andesítica , que é um cinza, de granulação fina rocha vulcânica, em comparação com o muito mais escura basalto vulcânico . A cúpula é composta de uma série de domos de lava sentados ao longo de uma zona de ESE- trending , referindo-se as indicações da linha de falha Leste para o Sudeste . A grande cratera de 1 km do Inglês, formada durante uma erupção 4.000 anos atrás, quando a cúpula desabou para formá-la , é a maior cratera nas margens orientais do vulcão.
Erupções
cume do vulcão é de cerca de 3.300 pés ( 1.050 metros) , embora isso muda com atividade vulcânica. A erupção de 1995 é , na verdade, ainda em curso com menor de erupções de cinzas médios acompanhados por lava cúpula crescimento e algum fluxo piroclástico . O domo de lava Castle Peak foi formado durante uma erupção em torno de 1630 e entre então e 1995 , o vulcão só teve uma série de erupções falharam , o que significa eventos sísmicos não eruptivas .
A 1995 Erupção
Entre 1992 e 1995 , os geólogos gravou uma série de eventos pré- sísmicas , incluindo 18 terremotos na parte sul da ilha . De julho a novembro de 1995 , houve uma série de explosões freáticas do vulcão . Uma erupção freática é um alimentado por vapor. Água por baixo da Terra é aquecida pelo magma do vulcão ao ponto de ebulição transformando em vapor que , em seguida, entra em erupção do vulcão trazer água , cinzas e rochas com ele. A maior erupção freática foi em 21 de agosto de 1995, que
Lava Dome Desmoronamento
Desde 1995 , monitorados eventos nos Soufrière Hills vulcão mostra vários grandes colapsos cúpula de lava . No dia de Natal de 1997, um tremor sísmico provoca o colapso de um domo de lava com uma altura de 1030 metros , e os detritos varridos para baixo do vale White River destruindo 10 quilômetros quadrados de sul Montserrat no Boxing Day . Em 2006 , outro grande colapso cúpula provocou um pequeno tsunami eo dióxido de enxofre liberado foi traçado do outro lado do Oceano Pacífico.